Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
john3voltas
Registo: 01 Abr 2007 Mensagens: 444
|
Colocada: 01 Abr 2007 14:05 Assunto: Trafego mal atribuido ao mês |
|
|
Hoje andava eu a verificar os meus consumos na zona de clientes quando dei por uma gralha incrível.
Eu ontem fiz "carradas" de downloads entre as 23h00 e as 23h50.
Cerca de ~3Gigas.
Desde já aproveito para avisar que tenho o relógio do PC actualizadíssimo pelos servidores portugueses ntp02.oal.ul.pt.
Ora qual não é o meu espanto quando hoje reparo que o tráfego desses 50 minutos tinha sido atribuído ao dia 01/04 ao invés de ao dia 31/03!
Fiz esses downloads a essa hora porque queria aproveitar o tráfego que me sobrava do mês de Março para não o fazer no mês de Abril.
Para cumulo na zona de clientes não há um endereço de email para enviar uma reclamação, simplesmente se vê um banner que menciona uma linha 707 para ajuda que custa 0.012€ por min.
Acho que ou não têm o sntp activado nos servidores de análise de tráfego ou então pior, ainda não lhes actualizaram a hora.
A bem ou a mal parece que vou ter de gastar dinheiro para fazer uma reclamação o que me parece ridículo até porque sou um cliente bastante satisfeito desde 04/10/2006.
Grato pelas vossas reacções e conselhos. |
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 01 Abr 2007 14:05 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
s_gordon
Registo: 05 Nov 2005 Mensagens: 58
|
Colocada: 01 Abr 2007 14:12 Assunto: |
|
|
o tráfego nos clientes directos é atribuído ao dia em que termina a ligação.
possivelmente fizeste esse consumo mas não deitaste abaixo a ligação e por isso passou para o dia seguinte.
devo também lembrar-te que o período de facturação dos directos é do dia 10 ao dia 9 do mês seguinte. |
|
Voltar acima |
|
|
Lusitano Administrador
Registo: 21 Set 2005 Mensagens: 6133 Localização: Faro
|
Colocada: 01 Abr 2007 14:15 Assunto: |
|
|
Deve ter sido mesmo isso que o s_gordon referiu. |
|
Voltar acima |
|
|
john3voltas
|
Colocada: 01 Abr 2007 14:16 Assunto: |
|
|
Como?
Onde é que diz que o período de facturação vence ao dia 9 de cada mês?
Sou cliente de acesso directo e estou com o contrato mesmo à minha frente e não diz nada.
Como também não fala em nada sobre o tráfego ser aplicado ao dia em que se corta a ligação.
Somos clientes de 1 operador de acesso à internet de banda larga e permanente ou temos de ligar e desligar o router para não sermos apanhados na curva?
São só perguntas que estou a colocar e desde já agradeço a(s) resposta(s). |
|
Voltar acima |
|
|
Red_Beret
Registo: 27 Out 2005 Mensagens: 1082
|
Colocada: 01 Abr 2007 14:23 Assunto: |
|
|
john3voltas escreveu: | Como?
Onde é que diz que o período de facturação vence ao dia 9 de cada mês?
Sou cliente de acesso directo e estou com o contrato mesmo à minha frente e não diz nada.
|
Acho que diz nas facturas. Dantes tinham lá o aviso na area de clientes, mas parece que desapareceu.
Citação: |
Como também não fala em nada sobre o tráfego ser aplicado ao dia em que se corta a ligação.
Somos clientes de 1 operador de acesso à internet de banda larga e permanente ou temos de ligar e desligar o router para não sermos apanhados na curva?
|
Não, não és cliente de um ISP de acesso permanente (acho que em portugal só os ISP's de cabo é que são Allways On) . A ligação é cortada automáticamente ao fim de 17h55m para renovação do IP. Só quando a ligação cai (que pode acontecer antes desses 17h55m) é que o tráfego é actualizado e atribuido a data a que essa ligação terminou.
Em relação à reclamação, os contactos da Clix estão em http://www.clix.pt/contactos/ _________________
Editado pela última vez por Red_Beret em 01 Abr 2007 14:30, num total de 3 vezes |
|
Voltar acima |
|
|
Lusitano Administrador
|
Colocada: 01 Abr 2007 14:24 Assunto: |
|
|
Na área de cliente antes mencionava isso, mas retiraram essa informação porque talvez assumam que os clientes já saibam. Mas é mesmo assim, o período de facturação no Clix é de 10 a 9 de cada mês (por ex: de 10 de Março às 0:00:00 até 9 de Abril às 23:59:59)
A contagem do tráfego processa-se basicamente de acordo com o final das ligações. Se a ligação é iniciada no dia 31 mas termina em dia 1, o tráfego dessa ligação é assumido todo no dia 1. O sistema não divide o tráfego pelos 2 dias, apenas o faz pela hora e dia final da ligação, que pode durar no máximo 17h55m.
Não precisas andar a desligar o router, apenas tens que gerir o tráfego
de acordo com o período de facturação acima referido. |
|
Voltar acima |
|
|
john3voltas
|
Colocada: 01 Abr 2007 14:48 Assunto: |
|
|
Red_Beret escreveu: | Acho que diz nas facturas. Dantes tinham lá o aviso na area de clientes, mas parece que desapareceu.
|
É grave porque o que conta é o contrato que as pessoas assinam e não apenas o que se diz nos avisos do site ou nas facturas.
Se eu for trabalhar para uma empresa e esta assinar 1 contrato comigo em como ganho 4000€ por mês não vale de nada pagarem só 1000€ ao fim do mês só porque no placard de avisos aos colaboradores está escrito que a empresa só paga até 1000€ todos os meses...
Não, não és cliente de um ISP de acesso permanente (acho que em portugal só os ISP's de cabo é que são Allways On).
|
Ok, aqui assumo a minha ignorância mas pensava que nos pacotes ADSL/CABO que tinham mensalidade fixa se podia partir do principio que eram ditos de "ligação permanente e/ou IP dinâmico" e que para esse IP ser actualizado carecia de x cortes no serviço por dia (ou por semana ou por mês).
Mas nunca pensei que a atribuição de tráfego estivesse indexada a esses cortes de serviço ou aos que eu próprio forçásse.
É ridiculo! Então eles sabem se eu fiz uma chamada de voz antes ou depois das 20h mas não sabem ou não querem saber se eu usei tráfego antes ou depois das 00h00 de 31 para 01.
Bem sei que a ligação não cai qd eu acabo de fazer download mas tb é verdade que eu parei de provocar tráfego à excepção dos keepalives...
Citação: | http://www.clix.pt/contactos/ |
Thanks
Lusitano escreveu: | Não precisas andar a desligar o router, apenas tens que gerir o tráfego de acordo com o período de facturação acima referido. |
Aqui acho que ainda não percebi correctamente.
Ou seja, tenho de garantir que não gasto mais do que x gigas de downloads até ao dia 09 de cada mês certo?
E se o meu router não cortar a ligação de 08 para 09?
Levo com o tráfego todo de 08 transportado para dia 09 e consequentemente para o mês seguinte correndo o risco de ultrapassar os limites de downloads, certo? |
|
Voltar acima |
|
|
Red_Beret
Registo: 27 Out 2005 Mensagens: 1082
|
Colocada: 01 Abr 2007 14:55 Assunto: |
|
|
john3voltas escreveu: | Red_Beret escreveu: | Acho que diz nas facturas. Dantes tinham lá o aviso na area de clientes, mas parece que desapareceu.
|
É grave porque o que conta é o contrato que as pessoas assinam e não apenas o que se diz nos avisos do site ou nas facturas.
Se eu for trabalhar para uma empresa e esta assinar 1 contrato comigo em como ganho 4000€ por mês não vale de nada pagarem só 1000€ ao fim do mês só porque no placard de avisos aos colaboradores está escrito que a empresa só paga até 1000€ todos os meses...
|
Ok, mas neste caso, o contrato não diz nada em relação ao assunto. Os clientes assumem que é ao final de cada mês, até receberem a primeira factura.... . Acho que o melhor que tens a fazer é reclamar para eles voltarem a por lá a informação na area de clientes.
Ok, aqui assumo a minha ignorância mas pensava que nos pacotes ADSL/CABO que tinham mensalidade fixa se podia partir do principio que eram ditos de "ligação permanente e/ou IP dinâmico" e que para esse IP ser actualizado carecia de x cortes no serviço por dia (ou por semana ou por mês).
Mas nunca pensei que a atribuição de tráfego estivesse indexada a esses cortes de serviço ou aos que eu próprio forçásse.
É ridiculo! Então eles sabem se eu fiz uma chamada de voz antes ou depois das 20h mas não sabem ou não querem saber se eu usei tráfego antes ou depois das 00h00 de 31 para 01.
Bem sei que a ligação não cai qd eu acabo de fazer download mas tb é verdade que eu parei de provocar tráfego à excepção dos keepalives...
|
Cada vez que abres um site estás a gerar trafego. É impossivel este ser contabilizado em tempo real. Tem de ser contabilizado em periodos de tempo. Em alguns ISP's é contado de X em X tempo, noutros é contabilizado quando a ligação cai, e hão-de haver outros ISP's que ainda tem outro método.. É normal. _________________
|
|
Voltar acima |
|
|
Lusitano Administrador
|
Colocada: 01 Abr 2007 15:17 Assunto: |
|
|
Citação: | Aqui acho que ainda não percebi correctamente.
Ou seja, tenho de garantir que não gasto mais do que x gigas de downloads até ao dia 09 de cada mês certo?
E se o meu router não cortar a ligação de 08 para 09?
Levo com o tráfego todo de 08 transportado para dia 09 e consequentemente para o mês seguinte correndo o risco de ultrapassar os limites de downloads, certo? |
Imagina que tens 60GB de tráfego para gastar. Os 60GB são para gastar no período de 10 a 9. É com isso que tens de contar. Até podes ter 59GB no dia 31, isso não interessa, ainda tens que contar até dia 9.
Agora se por exemplo tens uma ligação efectuada às 15h do dia 9 e nessa ligação fazes 20GB de tráfego, se não desligares até à meia noite ou ela cair antes, esse tráfego vai-te passar para o dia 10, que já é o próximo período de facturação, onde já vais ficar só com 40GB para gastar.
Tens de contar sempre com isso. Mas por outro lado pode ser vantajoso.
Imagina que chegavas a dia 9 com 59GB gastos mas querias fazer algum download superior a 1GB e não querias esperar, podias fazer o download desde que a ligação fosse desligada no dia seguinte, e livravas-te de tráfego extra. Há sempre os 2 lados da moeda. |
|
Voltar acima |
|
|
john3voltas
|
Colocada: 01 Abr 2007 15:18 Assunto: |
|
|
Red_Beret escreveu: | Ok, mas neste caso, o contrato não diz nada em relação ao assunto. Os clientes assumem que é ao final de cada mês, até receberem a primeira factura.... . Acho que o melhor que tens a fazer é reclamar para eles voltarem a por lá a informação na area de clientes. |
Não concordo.
Se por ex. a EDP não referisse nos contractos que o fornecimento de electricidade é considerado ininterrupto, os clientes teriam todo o direito de partirem desse mesmo pressuposto.
Estas empresas têm que se lembrar que são "utilities".
Se me cortarem o serviço tenho direito de reclamar um desconto na factura desse mês ou do mês seguinte.
Citação: | Cada vez que abres um site estás a gerar trafego. É impossivel este ser contabilizado em tempo real. Tem de ser contabilizado em periodos de tempo. Em alguns ISP's é contado de X em X tempo, noutros é contabilizado quando a ligação cai, e hão-de haver outros ISP's que ainda tem outro método.. É normal. |
Concordo com os períodos de tempo.
Agora imagina se a ligação não caísse...
O facto de ser normal não o torna legítimo.
Desde já agradeço as vossas reacções e os vossos conselhos.
Já enviei uma mensagem de "Boas Festas" à Novis.
Vou esperar 48h por uma resposta e depois vou escrever uma cartinha registada com aviso de recepção e com cópia para a DECO.
Eu pago, e pago bem e atempadamente e por isso acho que mereço que seja tratado em conformidade.
Se há irregularidades no serviço tenho o direito de reclamar do mesmo e/ou até mandar cancelar o mesmo.
Já basta ter andado mais de um ano a tentar aderir ao serviço destes senhores.
Só no mês de Março recebi 3 chamadas da Cabovisão cheias de ofertas na tentativa de me voltarem a ter como cliente depois de ter cancelado o serviço deles por motivos semelhantes.
O que não falta aí é concorrência.
Mais uma vez obrigado a todos. |
|
Voltar acima |
|
|
john3voltas
|
Colocada: 01 Abr 2007 15:25 Assunto: |
|
|
Lusitano escreveu: | ...podias fazer o download desde que a ligação fosse desligada no dia seguinte, e livravas-te de tráfego extra. |
Creio que há algo de errado com esta afirmação.
Se eu tivesse feito 59G de down, se fosse dia 9 e eu tivesse que fazer um down de 1G teria de fazer esse mesmo down e cortar a ligação antes das 00h00 de dia 10, ou seja desligar e voltar a ligar o modem ou entrar na config do mesmo e parar a ligação pppoe.
Ou seja, o mesmo que desligar o contador da EDP e voltar a ligá-lo antes da meia noite de dia 10 do mês seguinte...
Como já disse, e com o devido respeito por quem me tem lido e por quem me tem respondido, no mínimo isto é ridiculo... |
|
Voltar acima |
|
|
Lusitano Administrador
|
Colocada: 01 Abr 2007 15:32 Assunto: |
|
|
Então imagina o seguinte: era dia 9 e já tinhas 59GB de tráfego, e o download que tu querias fazer era de 1,5GB. Se desligasses a ligação antes da meia noite como tu dizes, ias ter nesse período de facturação um tráfego total de 60,5GB, ou seja ultrapassavas em 500MB o limite.
Se fizesse como eu disse, terminavas esse período de facturação ainda com 59GB embora tivesses tirado esses 1,5GB ainda nesse período, e esses 1,5GB passavam para o novo período de facturação.
Em relação ao período de facturação ser de 9 a 10, penso que estarias a pensar ser de 1 a 31 (ou 30 conforme o mês), mas também ninguém te disse que seria esse período, podia ser muito bem de 2 a 1, ou até podia vir uma factura de 2 em 2 meses como faz a EDP. Portanto estar a presumir que o período de facturação é dia x a y é tão errado quanto achar errado ser de 10 a 9. |
|
Voltar acima |
|
|
john3voltas
|
Colocada: 01 Abr 2007 16:01 Assunto: |
|
|
Lusitano escreveu: | Então imagina o seguinte: era dia 9 e já tinhas 59GB de tráfego, e o download que tu querias fazer era de 1,5GB. Se desligasses a ligação antes da meia noite como tu dizes, ias ter nesse período de facturação um tráfego total de 60,5GB, ou seja ultrapassavas em 500MB o limite.
Se fizesse como eu disse, terminavas esse período de facturação ainda com 59GB embora tivesses tirado esses 1,5GB ainda nesse período, e esses 1,5GB passavam para o novo período de facturação. |
Agora já faz 100% de sentido.
Desculpa mas antes devo ter tido um momentary lapse of reason .
Citação: | Em relação ao período de facturação ser de 9 a 10, penso que estarias a pensar ser de 1 a 31 (ou 30 conforme o mês), mas também ninguém te disse que seria esse período, podia ser muito bem de 2 a 1, ou até podia vir uma factura de 2 em 2 meses como faz a EDP. Portanto estar a presumir que o período de facturação é dia x a y é tão errado quanto achar errado ser de 10 a 9. |
Concordo e acho bem desde que o consumidor seja informado coisa que garanto não ter sido feita dado que tenho o meu contracto à minha frente e dado que nada encontro no site que reflicta essa intenção por parte do operador.
E reparem que pelo simples facto de existirem limites de download a informação da data/hora do vencimento dos períodos de tráfego é de importância vital para o consumidor.
O que eu não concordo e nada é que além de apagar as luzes todas e os electrodomésticos lá de casa (além da minha mulher ) ainda tenho de desligar o contador e voltar a ligá-lo.
Penso que me faço entender .
Em suma, informem correctamente os clientes (antes de assinarem os contractos) sobre a forma como são e estão no mercado e estas histórias deixam de existir.
Eu vejo estas áreas cinzentas como uma forma pouco ética de apanhar o consumidor desprevenido.
Ou seja, para que as coisas fossem mais claras o operador devia ele próprio declarar os consumos do cliente em períodos de 24h para que de uma forma inequívoca se constatasse se os consumos pertenciam a um período de facturação ou ao seguinte.
Para tal, todos os dias às 23h59m59s findaria um ciclo de contagem (quer a ligação caísse quer não caísse ) e todos os meses o ciclo de contagem principal podia findar ao dia que o operador definisse, fosse ele ao dia 9, 10, 22 ou até mesmo ao 30/31 que até se torna engraçado em Fevereiro .
Pede-se mais clareza às utilities e gostaria que a ANACOM fosse mais interventiva nestas questões, usando os seus poderes de regulador do mercado de telecomunicações. |
|
Voltar acima |
|
|
|