Patagoncio Administrador
Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 1421 Localização: Normalmente em casa
|
Colocada: 10 Nov 2005 14:27 Assunto: Webby Awards distingue momentos marcantes da Web |
|
|
Exame Informática Online escreveu: | Webby Awards distingue momentos marcantes da Internet
Os Webby Awards, prémios conhecidos por eleger anualmente as melhores páginas da Internet, divulgou uma lista de dez momentos que considera marcantes na história da Web.
A relação faz parte das comemorações dos dez anos do prémio, e é encabeçada pela "bolha da internet", que surgiu com o IPO (oferta pública de acções) da Netscape, em 1995, e terminou com o seu rebentamento, em 2001, arrastando com ela boa parte das empresas ponto.com existentes.
"Apesar de agora ser um sinónimo de fracassos, a bolha da Internet foi crítica para rapidamente disseminar e popularizar a Internet", explica o anúncio no site do prémio. "Em 1995, existiam 16 milhões de pessoas on-line. Hoje existem mais de 957 milhões."
A "bolha" é seguida pela divulgação, em 1998, do escândalo sexual envolvendo o então presidente americano Bill Clinton e a ex-estagiária da Casa Branca Monica Lewinsky, pelo desconhecido The Drudge Report, site noticioso feito por apenas uma pessoa. "O Drudge pavimentou o caminho para a revolução dos blogues", comenta a página.
A terceira posição ficou nas mãos de Jeff Bezos, do site de comércio electrónico Amazon, por sua nomeação como "Homem do Ano" de 1999, pela revista Time.
Dois eventos de 2005 fazem parte da lista: a cobertura on-line do Live 8, feito pela America Online e os "jornalistas cidadãos" no tsunami no sudeste asiático.
"A AOL superou a TV no seu próprio jogo, com uma cobertura espectacular dos concertos Live 8 ao redor do mundo", justifica. Os 5 milhões de cibernautas que assistiram aos concertos pela AOL representam, segundo o site, a evolução da Web para um "meio de entretenimento poderoso".
Na tragédia asiática, o site destaca o facto de que a primeira e a mais eficiente cobertura foram feitas por pessoas que estavam no local, munidos apenas de câmaras digitais, telemóveis e acesso à Internet. "Depois, os ataques terroristas em Londres e o furacão Katrina estimularam a ascensão dos ´jornalistas cidadãos´ que podem, algumas vezes, ser mais imediatos, apaixonados e iluminados que repórteres profissionais."
A lista dos dez premiados é a seguinte:
1. A "bolha da Internet" (1995-2001)
2. O escândalo Lewinsky no The Drudge Report (1998)
3. Jeff Bezos nomeado "Homem do Ano" pela Time (1999)
4. Eleições impulsionadas pela Internet (2004)
5. Cobertura do "11 de Setembro" (2001)
6. Cobertura on-line do tsunami na Ásia (2005)
7. Encerramento do Napster (2001)
8. Live 8 na AOL (2005)
9. Explosão da utilização do Match.com (2002)
10. Esforço on-line na descoberta do vírus SARS (2003) |
in http://exameinformatica.clix.pt/noticias/internet/212504.html _________________ Sintoma: A discoteca mexe-se muito, toda a gente está vestida de branco e a música já começa a ser repetitiva.
Causa: Estás numa ambulância.
Solução: Não te mexas; possível coma alcoólico. |
|