Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
brunosilva
Registo: 17 Mai 2006 Mensagens: 8
|
Colocada: 17 Mai 2006 14:04 Assunto: duvida acerca do procedimento em HH |
|
|
Olá
sou novo no clix (tenho 16mbits) mas ja sei perfeitamente como funcionam as hh...
para ja tenho problemas a nivel da ligacao, já que cai muitas vezes...
amanha tenho um novo router linksys adsl 2+ (wag354g) e a partir dai começo a tirar conclusões...
eu queria era tirar uma duvida...
cado a ligacao caia depois das 8h da matina, os downloads começa a contar... e se tiver coisas a sacar... elas continuam até acabar...
a minha pergunta é:
ha alguma maneira de fazer um router nao voltar a restabelecer a ligacao?
ou ha alguma maneira diferente de dar a volta a isso? |
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 17 Mai 2006 14:04 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
Whooper
Registo: 01 Nov 2005 Mensagens: 319
|
Colocada: 19 Mai 2006 10:03 Assunto: Re: duvida acerca do procedimento em HH |
|
|
brunosilva escreveu: |
a minha pergunta é:
ha alguma maneira de fazer um router nao voltar a restabelecer a ligacao?
ou ha alguma maneira diferente de dar a volta a isso? |
Acho q nao!
E o plafond mensal serve para que? _________________ * Clix ADSL Indirecto até 8Megas e um Huawai SmartAX MT882 em ADSL 2+ |
|
Voltar acima |
|
|
brunosilva
|
Colocada: 19 Mai 2006 10:43 Assunto: |
|
|
depende... se tiver 10gb na fila de espera...
e estiver rápido... de certeza que saca bastante...
eu hei-de dar a volta a cena...
já tenho umas ideias |
|
Voltar acima |
|
|
Cap
Registo: 04 Nov 2005 Mensagens: 70 Localização: Almada
|
Colocada: 19 Mai 2006 11:10 Assunto: |
|
|
Pede a algum programador que conheças que te faça um programa que verifique o ip de (por exemplo) 5 em 5 minutos e caso ele mude, faça shutdown ao pc ou à aplicação. Só mm uma ideia maluca. |
|
Voltar acima |
|
|
brunosilva
|
Colocada: 19 Mai 2006 11:16 Assunto: |
|
|
eu sou programador
e é isso mesmo k vou fazer
mas vou tentar fazer melhor...
somente desligar as aplicacoes que estão a fazer download...
para continuar a ter acesso remoto à maquina se precisar de algo |
|
Voltar acima |
|
|
brg
Registo: 16 Dez 2005 Mensagens: 43
|
Colocada: 19 Mai 2006 12:58 Assunto: |
|
|
Fiz algum código que verifica quando a ligação foi iniciada em PHP. O código não é nada de especial, apenas está completamente orientado para o router D-Link DSL-G604T. O segredo está num telnet script que obtém a data de início da ligação directamente do router. Pode ser que com algumas modificações também funcione noutros modelos de router com sist. operativo ligeiramente diferente. A ideia é também que se a ligação terminar depois das 8h, a tarefa de download é encerrada. Se quiseres posso postar aqui o telnet script. Depois das devidas alterações o ficheiro resultante pode ser diferente bem como a maneira de o processar, e isso deixo à tua imaginação... |
|
Voltar acima |
|
|
brunosilva
|
Colocada: 19 Mai 2006 13:03 Assunto: |
|
|
olá
sim claro que quero...
o meu novo router que chega hoje é o zyxtel P-661h se nao me engano...
que suporta telnet...
depois deve ser tentar descobrir como é.. deve ser relativamente facil...
assim nem precisava de verificar ips... verificava so as ligacoes feitas pelo router... era interessante |
|
Voltar acima |
|
|
GdaSeca Administrador
Registo: 05 Out 2005 Mensagens: 479 Localização: Na Terra ou no ar
|
Colocada: 19 Mai 2006 14:48 Assunto: |
|
|
Até porque a ligação pode cair e não ser atribuido um novo IP... _________________ Emigra para a Clixlândia! |
|
Voltar acima |
|
|
brunosilva
|
Colocada: 19 Mai 2006 15:06 Assunto: |
|
|
por acaso nao sabia que isso era possivel...
mas acontece por sorte... isto é, o ip que tinhamos é o próximo ip disponivel
ou acontece frequentemente? |
|
Voltar acima |
|
|
NARS Site Admin
Registo: 07 Set 2005 Mensagens: 1880 Localização: Lisboa
|
Colocada: 19 Mai 2006 18:03 Assunto: |
|
|
No serviço directo não sei se será igual, mas eu no indirecto posso-te dizer que em 1 ano que tenho o serviço só vi acontecer umas 2 ou 3 vezes... penso que seja mesmo por "sorte"... |
|
Voltar acima |
|
|
brunosilva
|
Colocada: 19 Mai 2006 18:28 Assunto: |
|
|
ok
ja tenho o router cmg... vou ver se codo kk coisa para esta situação |
|
Voltar acima |
|
|
brunosilva
|
Colocada: 19 Mai 2006 18:30 Assunto: |
|
|
já agora... uma pequena situação... já que parece que a minha ligação às vezes não se aguenta muito tempo em pé:
1º a qualidade dos filtros importa? se sim que filtro devo comprar e onde?
2º É melhor nao ter o telefone ligado na mesma tomada que o modem?
3º se nao tiver o telefone na mesma ficha, preciso sempre de usal filtro?
thanks |
|
Voltar acima |
|
|
brg
Registo: 16 Dez 2005 Mensagens: 43
|
Colocada: 19 Mai 2006 20:57 Assunto: |
|
|
Desenvolvi esta solução tendo em conta as limitações do equipamento (D-Link DSL-G604T) em termos de comandos e informação disponível. Basicamente, uso o utilitário TST10.exe (já discutido cá no fórum para correr scripts telnet), com a seguinte script (connTime.txt):
Código: | 192.168.1.1 23
WAIT "login:"
SEND "root\m"
WAIT "Password:"
SEND "password\m"
WAIT "#"
SEND "ls -e /var/tmp/resolv.conf; date +%s\m"
WAIT "#"
SEND "exit\m" |
Criei um batch file que chama esta script, e coloca o resultado noutro ficheiro:
Código: | TST10.EXE /r:connTime.txt /o:output.txt /m |
O conteúdo do ficheiro output.txt tem o seguinte aspecto:
Código: |
login: root
root
Password: password
BusyBox v0.61.pre (2005.08.25-07:00+0000) Built-in shell (ash)
Enter 'help' for a list of built-in commands.
# ls -e /var/tmp/resolv.conf; date +%s
ls -e /var/tmp/resolv.conf; date +%s
Sun Mar 13 09:22:47 2005 [0;0m/var/tmp/resolv.conf[0m
1110758074
#
# exit |
A ideia por trás disto é obter há quantos segundos começou a ligação. O comando ls -e /var/tmp/resolv.conf dá-me a data em que foi criado o ficheiro resolv.conf. Pelo que consegui perceber este ficheiro é escrito sempre que se inicia uma ligação (com informação dos servidores DNS). Obtenho assim a data Sun Mar 13 09:22:47 2005. O comando date +%s dá-me a data actual do router, em segundos (ver http://unixhelp.ed.ac.uk/CGI/man-cgi?date). Corresponde ao valor 1110758074 no resultado. Depois com o PHP converto a data do resolv.conf em segundos, e subtraio à data actual o que dá o número de segundos de duração da ligação. Ora a data actual (do PC) menos esta quantidade de segundos (duração da ligação) dá-me a data aproximada de início da ligação (depende claro se o relógio do PC estiver certo, e razoavelmente próximo do da Clix, por isso existe sempre uma margem para erro). Esta jogatana toda com a data do ficheiro e do router teve mesmo que ser, porque no meu firmware sempre que o router perde corrente o relógio vai à vida, e assim é mais seguro obter a duração da ligação sem estar a depender se o relógio do router está certo ou não.
Depois é só correr esta script de meia em meia hora (ou o intervalo que se quiser), e quando a hora de ligação não estiver entre a 1 e as 8, fechar a janela, encerrar o PC, o que seja. Para Windows recomendo o utilitário em http://www.beyondlogic.org/solutions/processutil/processutil.htm para fechar as janelas (em Windows equivale ao Alt+F4), ou os da www.sysinternals.com.
Fica aqui como uma dica, pois isto são muitos "fios" juntos, e depende muito do modelo do router, firmware, etc etc. Não tenho isto de uma forma sistematizada, foi mais um conjunto de coisas que fui "colando" para por a funcionar. Se alguém estiver interessado em sistematizar isto, força. Não tenho muito tempo ou paciência para isso |
|
Voltar acima |
|
|
LGM
Registo: 06 Jul 2006 Mensagens: 83
|
Colocada: 08 Jul 2006 09:51 Assunto: |
|
|
Uma questão: O modelo DSL-G624T, que também tem telnet, pode usar esse script? Ou pelo menos uma adaptação desse? |
|
Voltar acima |
|
|
LGM
Registo: 06 Jul 2006 Mensagens: 83
|
Colocada: 17 Jul 2006 15:58 Assunto: |
|
|
LGM escreveu: | Uma questão: O modelo DSL-G624T, que também tem telnet, pode usar esse script? Ou pelo menos uma adaptação desse? |
Respondendo a minha própria questão: Sim, o script também pode ser usado no 624. Mas atenção que o %s devolve o tempo em segundos desde 1970 até a actual data...
Citação: | %s seconds since `00:00:00 1970-01-01 UTC' (a GNU extension) |
GdaSeca escreveu: | Até porque a ligação pode cair e não ser atribuido um novo IP... |
Pode parece estranho, mas eu com a Novis já recebi o mesmo IP várias vezes.
Se isso acontecer não conta como nova ligação? |
|
Voltar acima |
|
|
|