Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
masterbyte
Registo: 07 Nov 2005 Mensagens: 1314
|
Colocada: 20 Mar 2014 11:19 Assunto: Quatro propostas para a nova marca Zon Optimus |
|
|
Citação: | O novo nome e branding da Zon Optimus estão a ser trabalhados pela agência britânica Wolff Olins. A empresa não comenta esta decisão, mas segundo avançou o site Dinheiro Vivo, esta decisão foi tomada após consulta a outras agências, entre as quais a BBDO e a Havas Worldwide, que trabalham, respectivamente Zon e Optimus. A Havas, à data Euro RSCG, tinha já criado em 2008 a actual identidade da Optimus. Aquela que será das principais marcas portuguesas está então a ser criada por uma multinacional do design.
Em jeito de desafio, o M&P pediu a alguns profissionais do sector que apresentassem as suas propostas para a nova identidade da empresa de telecomunicações. Ricardo Mealha, João Geada e Uzina apresentam agora as suas ideias. “Aceitei este desafio pouco habitual com uma condição: quebrar todas as regras do bom senso na criação de uma marca com esta dimensão e trabalhar apenas de uma forma intuitiva e rápida e com uma enorme pressão de tempo: 30 minutos para criar um nome e um logótipo que transmitisse os valores que, à partida devem espelhar os objetivos da fusão entre a Zon e a Optimus”, conta ao M&P Ricardo Mealha, que propõe Una como marca.
“Um nome que é ao mesmo tempo um substantivo e um verbo, que é sinónimo de liderança, que celebra a fusão das duas empresas e é sinónimo de um conjunto integrado de serviços. Que é um convite à unidade e à partilha. Que tem um significado e não apenas uma sonoridade afirmativa ou agradável. E que tem apenas três letras”, descreve o responsável pelo atelier Brand Gallery.
Já a marca de João Geada tem somente duas letras: Tu, tendo como assinatura: “O resto é conversa”. O publicitário apresenta o racional da sua proposta: “A tecnologia está a avançar tão rapidamente e de forma tão inteligente que já faz parte das nossas vidas, com toda a naturalidade. E vai ser cada vez mais assim, cada vez mais invisível e presente, transformando-nos em pessoas mais capazes de fazer dos impossíveis possíveis.
As empresas de telecomunicações estão a transformar-se nas marcas que lideram esta revolução, disponibilizando redes invisíveis de comunicação, de informação e gadgets que se vão tornando em apêndices do corpo, janelas que dão omnipresença aos nossos sentidos.” A união da Optimus e da Zon “vai dar continuidade ao histórico de inovação focada nas pessoas e no desenvolvimento de produtos e serviços que cumpram esta missão humanista, de as fazer cada vez melhores, mais ligadas e produtivas, mais livres e criativas. O que é importante já não é o que fazemos mas o resultado que isso provoca na vida de cada indivíduo. A tecnologia vai amplificar o mundo e o centro do mundo és Tu. O resto é conversa”, descreve João Geada, responsável pela agência zémaria.
A agência criativa Uzina também aceitou o convite para imaginar a marca que vai juntar a Zon e a Optimus, respondendo ao desafio do M&P com duas propostas: Unu e Teo. Comecemos pela marca Unu. “A Zon e a Optimus são duas marcas com um capital de notoriedade enorme. Nesta fusão, achamos que há um património que não se deve perder: a cor – originária da Optimus. Porém, a nível de naming considerámos que o exercício a fazer é criar uma nova denominação. Unu passa precisamente a ideia de que agora a Zon e a Optimus são uma só e acaba por ser uma mensagem de unidade/união para com as pessoas e friendly. Percepcionamos ainda esta fusão como uma evolução, que se prende, por sua vez, com o factor de globalização: contacto constante; generalização de informação; acesso fácil às novas tecnologias”, descreve a agência. A segunda proposta da Uzina é mais irónica. “Assumimos uma posição mais radical e até descarada, sem querer ferir ‘susceptibilidades comerciais’, e conscientes de que estamos apenas num exercício sem compromisso, mas com forte impacto, garantindo que um dia mais tarde as pessoas se vão lembrar. Na verdade é apenasuma cópia exacta do seu concorrente directo, o que não deixa de ter piada e de ser irónico. Como disse Sam Hill, uns vão gostar, outros vão odiar. Mas os que vão gostar, vão mesmo adorar”, justifica a Uzina. Por isso, a assinatura da marca Teo seria “Agora o comando é Teo”. |
fonte
isto é de 4 de março, mas só agora a vi...
Um áparte... se fosse à avante a marca "TEO" era mesmo uma javardiçe pegada...
mas o meu palpite vai para a "UNU". |
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 20 Mar 2014 11:19 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
masterbyte
|
Colocada: 05 Mai 2014 10:28 Assunto: ZON Optimus passa a NOS |
|
|
Com a fusão da ZON e Optimus, já todos sabiam que seria uma questão de tempo até que uma nova marca tivesse que ser formada - ZON Optimus não era propriamente um nome que fosse de fácil "digestão". Por isso, tal como à pouco tempo dissemos o adeus à TMN, também agora estamos prestes a dizer adeus a estes dois nomes bem conhecidos dos portugueses... e que serão substituídos pela nova marca NOS.
A NOS foi criada pela mesma agência que criou as marcas Movistar, Orange e Oi (a Wolff Olins) e deverá ser apresentada oficialmente ainda durante o mês de Maio, marcando o início de uma campanha que deverá ser de remodelação total de muitas das coisas que conhecíamos (veja-se tudo onde ZON e Optimus aparecem... e imaginem ter que alterar tudo isso; dos cinemas ZON Lusomundo a todas as lojas Optimus espalhadas pelo país!)
Entretanto, ultimam-se os últimos preparativos, que passam por coisas como um novo site em www.nos.pt - um domínio que já estava registado e pertencia à Associação de Pais e Técnicos para Integração do Deficiente, que aceitou mudar-se para um novo endereço www.nos.org.pt, certamente com uma boa dose de donativos ou comparticipações deste novo grupo para a associação.
Agora... comecem as brincadeiras e trocadilhos com este novo "NOS". Será que vai ser uma marca para todos nós; ou será que nos vai dar alguns nós no cérebro?
O que é certo é que não será fácil criar hoje em dia uma marca com um nome curto, e embora se possa dizer que apenas se trata de uma dupla inversão - do Z para o S, passando de ZON para o SON e depois de SON para NOS - acho que o resultado está bem conseguido. (Nem quero é imaginar as dores de cabeça que se devem estar a passar nos bastidores devido às mudanças!
P.S. Para além da NOS, parece que também foram registadas as marcas NEX e EZA, que poderão ser usadas para diferenciação de dos vários produtos/segmentos em que este grupo actua.
fonte |
|
Voltar acima |
|
|
Grippen
Registo: 01 Nov 2005 Mensagens: 207
|
Colocada: 06 Mai 2014 12:36 Assunto: |
|
|
Isso em empresas multinacionais é o pão nosso de cada dia só faz confusão na cabeça do Português retrogado e resistente a mudanças. Só vou dar um exemplo q até teve bastante impacto a nivel nacional pois a maior parte dos R&Ds e Serviços está por cá.
Siemens Networks -> Nokia Siemens Networks -> Nokia Solutions & Networks -> Nokia Networks (Nokia)
E pelo caminho ainda há quem tenha passado para a Redknee (empresa Canadiana) e para a Coriant (empresa totalmente nova).
Tudo isto num espaço de 7/8 anos
Qto à nova marca pelo que tenho vindo a passar com a Zon acho que vai ser mesmo uns belos NOS na minha cabeça mas a ver vamos. É pena pq com a Optimus as coisas sempre correram suavemente. |
|
Voltar acima |
|
|
ClixJaEra
Registo: 27 Mar 2014 Mensagens: 25
|
Colocada: 06 Mai 2014 16:23 Assunto: R.I.P. Clix...Patrocionado pela ZON |
|
|
Para mim a Optimus acaba definitivamente a 15 de Maio. Com o fecho do serviço Clix (era cliente fiel desde o início de 2003, ou seja, 11 anos ininterruptos !), deixa de me oferecer qualquer tipo de serviços e preços que me interessem.
Tenho pena, mas é a própria nova empresa que se enterra perante muitos antigos clientes. Para mim nada mais é que "NOZ-moscada".
Duvido muito que alguma vez mais volte a esta empresa. Num certo sentido, ainda se vai tornar mais irrelevante que a própria nódoa do MEO. O MEO ao menos ainda tem fibra instalada em muita casa e tem o pacote FIBRA 30 a 26.99 EUR/mês que é um preço muito competitivo para fibra óptica.
Adeus Clix. Foste grande...até te juntares ao cancro da ZON.
Vodafone....aqui vou eu ! |
|
Voltar acima |
|
|
lemene
Registo: 29 Ago 2008 Mensagens: 2824 Localização: Do outro lado da linha
|
|
Voltar acima |
|
|
masterbyte
|
Colocada: 07 Mai 2014 23:59 Assunto: |
|
|
lemene escreveu: | ELES |
Sabes qual o nome da operadora de todos os clientes que não quiseram ficar (entre) NOS ????
FUI!
|
|
Voltar acima |
|
|
NARS Site Admin
Registo: 07 Set 2005 Mensagens: 1880 Localização: Lisboa
|
Colocada: 08 Mai 2014 03:30 Assunto: |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
clixturbo
Registo: 01 Nov 2005 Mensagens: 300 Localização: Porto
|
Colocada: 08 Mai 2014 10:33 Assunto: |
|
|
masterbyte escreveu: | lemene escreveu: | ELES |
Sabes qual o nome da operadora de todos os clientes que não quiseram ficar (entre) NOS ????
FUI!
|
ELES - NOS, etc etc NUNCA |
|
Voltar acima |
|
|
REiT
Registo: 28 Out 2010 Mensagens: 1376 Localização: Porto
|
Colocada: 08 Mai 2014 11:31 Assunto: |
|
|
NOS - Never jOin uS _________________
|
|
Voltar acima |
|
|
masterbyte
|
Colocada: 19 Mai 2014 09:24 Assunto: |
|
|
**offtopic**
então o novo logotipo da NOS já existia???? ver aqui
gastaram tanto dinheiro e bastava terem ido ao Continente... |
|
Voltar acima |
|
|
PABT
Registo: 23 Out 2007 Mensagens: 462 Localização: algures na rede
|
Colocada: 21 Mai 2014 20:28 Assunto: |
|
|
masterbyte escreveu: | **offtopic**
então o novo logotipo da NOS já existia???? ver aqui
gastaram tanto dinheiro e bastava terem ido ao Continente... |
LOL _________________ Um dia vais vais perceber o que realmente queres. Nesse dia saberás que existe Optimus Clix,
Depois tropeças e reparas... estás no Planeta Zon |
|
Voltar acima |
|
|
lemene
|
|
Voltar acima |
|
|
lemene
|
|
Voltar acima |
|
|
clixturbo
Registo: 01 Nov 2005 Mensagens: 300 Localização: Porto
|
Colocada: 23 Mai 2014 20:45 Assunto: |
|
|
Havia alguém que dizia o seguinte:
O importante é falar, mal ou bem mas falam e a verdade é que "nós" mal ou bem vamos falando. |
|
Voltar acima |
|
|
Lusitano Administrador
Registo: 21 Set 2005 Mensagens: 6133 Localização: Faro
|
Colocada: 24 Mai 2014 11:25 Assunto: |
|
|
Há por lá pessoal que fala assim Sobretudo da Amadora e Cova da Moura |
|