Lusitano Administrador
Registo: 21 Set 2005 Mensagens: 6133 Localização: Faro
|
Colocada: 19 Jul 2013 16:00 Assunto: Vodafone volta a perder clientes e receitas em Portugal |
|
|
O número de clientes baixa pelo segundo trimestre consecutivo, tendo a operadora perdido 155 mil clientes. As receitas médias por utilizador também caíram em comparação com os resultados do ano passado.
As receitas da Vodafone Portugal no primeiro trimestre fiscal de 2014, que teve início em abril e terminou em junho deste ano, baixaram 15 milhões de libras, cerca de 17,45 milhões de euros, para as 200 milhões de libras, cerca de 232 milhões de euros. O valor representa também uma queda de oito milhões de libras em comparação com o trimestre anterior.
A justificar a quebra está em primeiro lugar a perda de 155 mil clientes registada entre abril e junho. Este é o segundo trimestre consecutivo em que a Vodafone Portugal perde clientes, depois de nos primeiros três meses de 2013 ter perdido outros 175 mil clientes.
Atualmente a divisão portuguesa da operadora britânica conta com 5,93 milhões de clientes nos vários serviços, quando em igual período do ano passado tinha 6,13 milhões. As perdas registadas provocaram alterações na percentagem de clientes no mercado nacional com tarifários pré-pagos, subindo 0,1 pontos percentuais, para os 81,9% no total.
A queda na receita média por utilizador (ARPU) entre abril e junho também ajuda a explicar a baixa de resultados já que nos clientes a contrato o valor gasto por mês baixou de 31,8 euros para os 29 euros, enquanto nos utilizadores com tarifários pré-pagos o valor baixou de 8,7 euros para os 8 euros.
A conjuntura macroeconómica é apontada no caso português como um fator que tem dificultado o negócio.
Apesar de ter perdido receitas na prestação de serviços, os portugueses estão mais consumistas das telecomunicações. No relatório divulgado a Vodafone revela que os seus clientes em Portugal consumiram 2,82 mil milhões de minutos em chamadas, valor igual ao do primeiro trimestre fiscal do ano passado, e consumiram 2,66 mil milhões de MB em dados - um aumento relativamente aos 2,07 mil milhões registados no período homólogo.
A empresa conseguiu aumentar em dez mil o número de clientes de banda larga fixa, registando atualmente 113 mil clientes neste segmento. A empresa refere que o tarifário Vodafone Red ajudou a aumentar o número de clientes de Internet fixa.
http://tek.sapo.pt/noticias/negocios/vodafone_volta_a_perder_clientes_e_receitas_e_1328188.html |
|