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Testar velocidade da Internet

Linha cobre provoca estragos na central
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Autor Mensagem
REiT



Registo: 28 Out 2010
Mensagens: 1376
Localização: Porto

MensagemColocada: 17 Mai 2012 20:12    Assunto: Responder com citação

Quem pensa que o ADSL esta morto é porque não conhece a realidade do país. Nas zonas mais remotas só há mesmo ADSL. O que vai acontecer é que só a PT vai comercializar o serviço. Ou seja com a história da Fibra (que é ainda uma minoria) a PT fica com o controlo absoluto do ADSL em Portugal. Mais uma vez ANACOM anda a dormir...
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MensagemColocada: 17 Mai 2012 20:12    Assunto: Anúncios Google AdSense

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prbp



Registo: 22 Nov 2011
Mensagens: 27
Localização: Lisboa

MensagemColocada: 19 Mai 2012 09:57    Assunto: Responder com citação

No outro dia andei à procura e não encontrei. Agora que não procurava, por acaso encontrei. A frequência dos 276 KHz é o downstream pilot tone do ADSL. Os tons piloto são usados entre outras coisas para o handshake inicial dos modems.

Assim, quando o modem de casa arranca, envia o upstream pilot tone para acordar o modem do DSLAM na central telefónica. Pelos vistos, acordam 2 modems, que respondem com o downstream pilot tone. Um sincroniza, sob interferência do outro. Daí o buraco no débito. É claro que isto não permite saber se é linha cruzada ou problema no DSLAM. Acho que eles chamam de "avaria" à interferência, e é "causada" pelo equipamento do cliente, porque se o modem estiver desligado, está tudo em silêncio. Quando o modem arranca, despoleta as respostas, uma boa e uma "avaria".

Quem devia ter mão nisto era a ANACOM.
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duttiSport



Registo: 18 Jan 2007
Mensagens: 77

MensagemColocada: 19 Mai 2012 13:28    Assunto: Responder com citação

Se fosse uma linha cruzada, eles teriam identicado, certo?

Uma vez q avaliam a linha sem ruido, calculo que a linha nao esteja cruzada. digo eu, nao sei...

Será problema no DSLAM? mas se o for, nao serei eu o unico a ter esse problema, certo?

Outra coisa, poderá ser um mau contacto nos fios de cobre no poste onde se encontra o PDO? Fará sentido? Por pouco contacto que exista, será sempre suficiente para passar o sinal...

NOTA:
cm vai a ANACOM meter mao a isto?
para isso seria necessario justificar a avaria, de modo a eles intervirem.
as informacoes neste topico são suficientes?
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prbp



Registo: 22 Nov 2011
Mensagens: 27
Localização: Lisboa

MensagemColocada: 19 Mai 2012 15:08    Assunto: Responder com citação

duttiSport escreveu:
Se fosse uma linha cruzada, eles teriam identicado, certo?

Uma vez q avaliam a linha sem ruido, calculo que a linha nao esteja cruzada. digo eu, nao sei...

Será problema no DSLAM? mas se o for, nao serei eu o unico a ter esse problema, certo?

Outra coisa, poderá ser um mau contacto nos fios de cobre no poste onde se encontra o PDO? Fará sentido? Por pouco contacto que exista, será sempre suficiente para passar o sinal...

NOTA:
cm vai a ANACOM meter mao a isto?
para isso seria necessario justificar a avaria, de modo a eles intervirem.
as informacoes neste topico são suficientes?


Não sei o suficiente para responder a essas questões. Eu sou um mero utilizador de modems desde o tempo dos de 2400bps (sem correcção de erros).

PDO=ponto de distribuição óptico, segundo julgo.

Pode ser problema do DSLAM e só o afectar a si. Pode ser um mau contacto em qualquer sítio do cabo de cobre desde sua casa até à central e a outra linha até ser de um cliente que já não é assinante. Não sei. Pelo que percebi, a Clix acha que não é na parte deles e a PT acha que não é na parte deles, e quem se lixa é o cliente. Ora a ANACOM é a "autoridade"...

A interferência ("avaria") só deve ser despoletada quando o modem arranca. Pelo que se medirem a linha sem ruído, devem achar que está boa. Repare que nós podemos ter vários telefones em paralelo na linha, sem problemas. Só há problemas se duas pessoas tentarem telefonar ao mesmo tempo...

Até será possível que o outro modem, não sincronizando, se cale passado algum tempo. Não sei se mandando retreinar o seu modem manualmente permita obter o sincronismo no débito original. Mas pode ser que o "retreino" acorde o outro modem, e fique tudo na mesma. Não sei. Não sou técnico disto. A observação do "avsar_SNRpsds" do modem talvez esclarecesse sobre isto.

O modem também mede o ruído na linha sem sinal. No meu modem dá:
# cd /proc/avalanche/
# cat avsar_QLNpsds

AR7 QLNpsds:
255 255 255 255 255 255 255 255 255 255 255 255 255 255 255 255
255 255 255 255 255 255 255 255 255 255 255 255 255 255 255 255
191 195 195 190 189 186 183 179 177 174 172 171 167 168 170 168
168 168 167 168 168 167 167 168 167 167 168 169 168 168 170 168
168 168 169 168 170 169 168 169 169 169 169 168 169 171 169 169
168 169 169 171 169 169 170 169 170 170 170 170 171 172 171 172
170 170 171 170 171 168 172 172 171 172 171 171 171 172 170 170
171 171 171 171 171 171 170 171 171 172 171 166 171 173 173 172
170 172 172 173 173 172 173 172 172 172 170 173 174 174 173 175
173 174 174 174 174 175 175 174 174 173 168 170 175 174 175 175
175 176 175 175 175 176 177 176 176 177 176 176 176 176 176 176
177 177 176 177 176 176 177 177 177 176 177 177 176 177 176 175
176 177 176 176 177 178 176 177 177 178 178 177 178 177 177 178
179 179 179 179 180 180 181 181 181 182 181 182 183 184 183 180
183 184 185 186 186 186 187 188 188 190 189 189 189 190 189 183
160 183 188 190 189 189 179 188 189 188 189 183 188 188 188 187
177 187 188 186 186 185 187 186 185 186 186 187 186 186 186 186
187 184 186 187 186 187 187 186 187 186 187 189 188 189 189 190
188 191 191 191 191 191 192 192 192 193 193 192 190 189 193 192
193 195 195 196 196 197 197 197 196 197 198 197 199 199 199 199
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214 216 215 215 215 214 215 215 215 215 215 215 216 216 215 215
215 215 214 216 214 215 216 215 215 215 215 215 215 215 214 215
210 215 214 214 215 215 215 214 214 215 214 216 214 215 213 215
214 214 213 215 215 213 214 214 213 214 214 213 213 214 213 213
210 212 214 214 213 214 213 213 214 212 213 214 213 212 212 213
213 212 213 211 213 212 212 214 211 211 212 211 213 212 212 212
207 212 211 212 210 211 212 211 211 212 211 211 212 211 211 211
212 211 212 212 212 212 212 211 212 210 211 211 212 211 212 212

DESCRIPTION
"An array of up to 512 real Quiet Line Noise values in dBm/Hz
for the respective transmission direction. It is designed for
up to 512 (downstream) sub-carriers.
The number of utilized values on downstream direction depends
on NSCds, and on upstream direction it depends on NSCus. This
value is referred to here as NSC.
Each array entry represents the QLN(f = i*Df) value for a
particular sub-carrier index i, (0 <= i < NSC).
The QLN(f) is represented as ( -23-n(i)/2), with n(i) in the
range 0 to 254. A special value n(i)=255 indicates that no
measurement could be done for the subcarrier because it is out
of the passband or that the noise PSD is out of range to be
represented.
This parameter is applicable in loop diagnostic procedure and
initialization. Each value in this array is 8 bits wide."

REFERENCE "ITU-T G.997.1, paragraph 7.5.1.19.2 (QLNpsds)
and paragraph 7.5.1.19.4 (QLNpsus)"

A descrição tirei do RFC 4706.

Agora acho que a maior parte destas medições são feitas durante o treino inicial em que há interferência. Acho que apenas a relação sinal-ruído (SNR) é mantida actualizada em permanência. Permite o modem trocar bits de umas frequências para outras onde haja menos ruído, mantendo o débito sem ter de retreinar.
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ClixÉumaMERDA



Registo: 28 Abr 2012
Mensagens: 22

MensagemColocada: 21 Mai 2012 21:38    Assunto: Responder com citação

Ai ai....

Ainda há gente que acredita no Pai Natal (ANACOM e ISP'S Portugueses).

Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes
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masterbyte



Registo: 07 Nov 2005
Mensagens: 1314

MensagemColocada: 22 Mai 2012 07:32    Assunto: Responder com citação

ClixÉumaMERDA escreveu:
Ai ai....

Ainda há gente que acredita no Pai Natal (ANACOM e ISP'S Portugueses).

Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

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duttiSport



Registo: 18 Jan 2007
Mensagens: 77

MensagemColocada: 13 Jan 2013 14:08    Assunto: Responder com citação

Só para actualizar este tópico.

Acabei por não ir para a concorrência pois a adesão foi tão problemática, que acabei de desistir antes mesmo de me tornar cliente deles.

No entanto, acabei por fazer reclamação na Anacom (não deu em nada) e tb com a Clix que me deram algumas mensalidades, oferta de pen móvel e ainda despediram 1 gajo da SAC devido ao mau atendimento.

Já acomodado à ideia, tive uma agradável surpresa na semana passada qd após um restart ao modem voltei a ter os valores normais.

E esta, hein?!
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duttiSport



Registo: 18 Jan 2007
Mensagens: 77

MensagemColocada: 22 Jan 2013 16:51    Assunto: Responder com citação

uma nota importante que gostaria de deixar aqui, em especial ao @prbp

Como já vos tinha informado, passado estes meses, a minha linha voltou aos valores normais. até aqui tudo bem.

O que nao disse, pois só fiquei a saber esta semana, e para dar razão ao user prbp, é que afinal existiam problemas na linha da EDP.
Pelo que soube, na semana que o modem voltou a sincronizar na velocidade normal, a EDP andou na rua (casa a casa) a tentar identificar o electrodomestico que estava a provocar um curto da linha.

Segundo consta a linha estava com 120v nos dois polos.


Curiosidade,
qual a aplicação que cria o gráfico com a informação do "avsar_SNRpsds"?
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prbp



Registo: 22 Nov 2011
Mensagens: 27
Localização: Lisboa

MensagemColocada: 22 Jan 2013 17:07    Assunto: Responder com citação

duttiSport escreveu:

qual a aplicação que cria o gráfico com a informação do "avsar_SNRpsds"?


Os gráficos que fiz foi com o Excel. Entretanto descobri várias aplicações que fazem isso automaticamente e pus no post:
http://www.forumclix.net/viewtopic.php?t=9805

Para o seu modem (e o meu) é o RouterStatsLogger v1.0.29, download a partir de:
http://www.neolics.com/getfile.php?id=190
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