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Lusitano Administrador
Registo: 21 Set 2005 Mensagens: 6133 Localização: Faro
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Colocada: 11 Out 2013 20:46 Assunto: Zon garante que consumos ilimitados vão manter-se "ilimitados" |
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A mudança que a operadora está a aplicar aos termos de contrato com os clientes atuais está a gerar polémica. Saiba o que esperar das novas condições gerais que a Zon quer aplicar.
A Zon comunicou aos clientes, através da fatura do mês de setembro, que vai proceder a alterações nos termos dos contratos celebrados. Mas existe um ponto do novo contrato que está a causar dúvidas nos consumidores.
Em causa está a cláusula 6.2 das novas condições gerais de contrato para os atuais clientes da operadora que "exige o pagamento dos serviços (…) que excedam significativamente os seus níveis habituais de consumo".
A Deco, associação de defesa do consumidor, reagiu ao considerar que a introdução desta cláusula no contrato coloca o cliente numa situação de desvantagem, por não explicar, de forma clara, como pretende a Zon monitorizar os níveis de consumo habituais do cliente. Esta análise levantou suspeitas de que os utilizadores com tarifários ditos ilimitados teriam afinal um limite que deveriam respeitar, sob pena de pagarem mais pela utilização dos serviços.
A cláusula explicada
Ao TeK dois elementos do centro de apoio aos clientes da Zon garantiram que os tarifários ilimitados vão manter-se "ilimitados". Há de facto uma ressalva no termo "ilimitados" já que o utilizador deve respeitar uma política de utilização razoável - que já existe nos contratos atuais e que também existe no contrato das outras operadoras de telecomunicações.
A ideia de que a Zon vai traçar um perfil de cada utilizador e que a partir daí vai calcular o consumo que cada pessoa pode fazer em cada mês é errado. Ao TeK foi dado o seguinte exemplo:
"Se durante todos os meses do ano apresentar um consumo médio de 1GB de Internet, e no mês a seguir consumir 20GB, nem o serviço vai ser suspenso, nem vai ser cobrado um valor adicional na fatura". "Mas se o consumo disparar para 500GB e para 1TB, aí o serviço já pode ser suspenso", explicaram os profissionais de atendimento da Zon ao TeK.
Em causa está o elevado consumo de dados que não corresponde ao perfil habitual do utilizador e que pode prejudicar os utilizadores Zon da mesma área residencial. Um consumo de 500GB num mês é considerado como anormal para um cliente residencial que consume em média 1GB, e a suspensão do serviço serve também para salvaguardar o próprio cliente, garante a operadora.
Para que o serviço seja desbloqueado, o cliente deve liquidar essa fatura - e é neste sentido que é cobrado um valor por um consumo que é "acima da média". E o exemplo tanto vale para consumo de Internet como para consumo de telefone fixo.
A Zon está, à partida, salvaguardada
No site da Zon é possível encontrar qual a definição de "política de utilização aceitável" que é aplicada pela operadora. Aí é dito que "não é permitido ao utilizador interferir intencionalmente no bom funcionamento de servidores, serviços ou redes" e que "Quaisquer tipo de tentativas de bloquear ou perturbar o serviço, servidores ou redes" são consideradas como uma utilização não aceitável.
Estas considerações, que são amplas na sua aplicação estrita das palavras, vão de encontro às explicações dadas pelo centro de apoio ao cliente.
Resumindo: há uma política de utilização que deve ser respeitada, mas que muito dificilmente os utilizadores vão sentir - o que torna os tarifários "ilimitados". Essa mesma política de utilização já é aplicada atualmente pelo que não é vista como uma alteração provocada pelos novos termos do contrato.
Ainda assim, nessas novas condições gerais, a Zon não detalha este tipo de explicação aos clientes, o que é suscetível de levantar dúvidas.
O termo ilimitado tem levantado no entanto outras questões ultimamente. A Zon é também uma das operadoras que está a ser investigada pela Direção-Geral do Consumidor por suspeitas de uso de publicidade enganosa.
http://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/zon_garante_que_consumos_ilimitados_vao_mante_1342379.html |
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AdSense
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Colocada: 11 Out 2013 20:46 Assunto: Anúncios Google AdSense |
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Lusitano Administrador
Registo: 21 Set 2005 Mensagens: 6133 Localização: Faro
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Colocada: 11 Out 2013 21:02 Assunto: |
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E como é que os clientes sabem se estão a prejudicar a infra-estrutura ou não? Porque é que fazer 500GB de consumo é prejudicar a infra-estrutura? A Zon é que tem de acautelar a infra-estutura para corresponder às exigências dos clientes. Não é vender pacotes de fibra 100Mbps e depois esperar que esses clientes tenham o mesmo consumo de um cliente com uma ligação 3G. |
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REiT
Registo: 28 Out 2010 Mensagens: 1376 Localização: Porto
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Colocada: 12 Out 2013 04:56 Assunto: |
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Zon mais uma vez no seu melhor... Celebrou X condições com os clientes e a meio do campeonato resolve mudar para Y. E quem quiser rescindir por não concordar com estas novas condições é ameaçado que terá que pagar o resto da fidelização e/ou contrapartidas.
A legislação portuguesa também é em parte culpada. Já que não salvaguarda os direitos dos consumidores dando a liberdade a que estas empresas possam fazer estas coisas. Qualquer alteração de um contrato celebrado por ambas as partes onde uma das partes decide mudar os termos previamente acordados deveria dar direito a rescisão por justa causa se a outra parte não concorda-se com as alterações. Mas parece que em Portugal não... Isto abre um precedente bastante grande visto que podemos concluir que um contrato nos termos a que estamos assistir não tem qualquer legitimidade. Afinal o operador pode muda-lo a seu belo prazer e o cliente é obrigado aceitar. _________________
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masterbyte
Registo: 07 Nov 2005 Mensagens: 1314
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Colocada: 14 Out 2013 11:49 Assunto: |
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ou seja, aplicando isto á vida real...
se vou na minha viatura e entro na "hora de ponta" e perco horas num engarrafamento, era multado por prejudicar a fluidez do tráfego.
é uma analogia parva, mas será a realidade. e defino esta nova pareceria com a clix e a abrangência das mesmas regras com uma simples palavra:
MEDO |
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mrrv
Registo: 02 Nov 2005 Mensagens: 517 Localização: Benfica - Lisboa
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Colocada: 14 Out 2013 21:34 Assunto: |
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masterbyte escreveu: | ou seja, aplicando isto á vida real...
se vou na minha viatura e entro na "hora de ponta" e perco horas num engarrafamento, era multado por prejudicar a fluidez do tráfego.
é uma analogia parva, mas será a realidade. e defino esta nova pareceria com a clix e a abrangência das mesmas regras com uma simples palavra:
MEDO |
Desta vez a ZON fez m*rda da grossa. Estou fidelizado e rescindi... vamos ver no que vai dar. |
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Dracula
Registo: 31 Out 2005 Mensagens: 2413 Localização: Entre a cadeira e o teclado
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Colocada: 14 Out 2013 21:42 Assunto: |
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Já somos 2 e uma coisa garanto: nem que a porca torça o rabo, não lhes pago nada _________________ Be sure to engage your brain before open your mouth! |
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REiT
Registo: 28 Out 2010 Mensagens: 1376 Localização: Porto
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Colocada: 14 Out 2013 21:43 Assunto: |
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masterbyte escreveu: | ou seja, aplicando isto á vida real...
se vou na minha viatura e entro na "hora de ponta" e perco horas num engarrafamento, era multado por prejudicar a fluidez do tráfego.
é uma analogia parva, mas será a realidade. e defino esta nova pareceria com a clix e a abrangência das mesmas regras com uma simples palavra:
MEDO |
Se estas novas regras por ventura chegarem ao serviço da Clix eu defino isto com uma simples palavra:
RESCISÃO _________________
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masterbyte
Registo: 07 Nov 2005 Mensagens: 1314
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Colocada: 15 Out 2013 08:37 Assunto: |
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REiT escreveu: | masterbyte escreveu: | ou seja, aplicando isto á vida real...
se vou na minha viatura e entro na "hora de ponta" e perco horas num engarrafamento, era multado por prejudicar a fluidez do tráfego.
é uma analogia parva, mas será a realidade. e defino esta nova pareceria com a clix e a abrangência das mesmas regras com uma simples palavra:
MEDO |
Se estas novas regras por ventura chegarem ao serviço da Clix eu defino isto com uma simples palavra:
RESCISÃO |
e eu redefino com uma nova:
Vodafone
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kincas
Registo: 17 Nov 2008 Mensagens: 264
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Colocada: 15 Out 2013 10:26 Assunto: |
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Por falar em rescisão.
Como é que está a "história" com a fusão da Optimus com a Zon dos clientes Optimus poderem rescindir o contrato sem penalizações?
Já está isso em vigor?
É mesmo assim?
Obrigado. |
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REiT
Registo: 28 Out 2010 Mensagens: 1376 Localização: Porto
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Colocada: 16 Out 2013 04:50 Assunto: |
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kincas escreveu: | Por falar em rescisão.
Como é que está a "história" com a fusão da Optimus com a Zon dos clientes Optimus poderem rescindir o contrato sem penalizações?
Já está isso em vigor?
É mesmo assim?
Obrigado. |
Clientes Clix Fibra 3P podem rescindir até Março de 2014. _________________
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kincas
Registo: 17 Nov 2008 Mensagens: 264
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Colocada: 16 Out 2013 08:49 Assunto: |
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REiT escreveu: | kincas escreveu: | Por falar em rescisão.
Como é que está a "história" com a fusão da Optimus com a Zon dos clientes Optimus poderem rescindir o contrato sem penalizações?
Já está isso em vigor?
É mesmo assim?
Obrigado. |
Clientes Clix Fibra 3P podem rescindir até Março de 2014. |
E os ADSL não? |
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REiT
Registo: 28 Out 2010 Mensagens: 1376 Localização: Porto
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Colocada: 16 Out 2013 13:18 Assunto: |
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kincas escreveu: | REiT escreveu: | kincas escreveu: | Por falar em rescisão.
Como é que está a "história" com a fusão da Optimus com a Zon dos clientes Optimus poderem rescindir o contrato sem penalizações?
Já está isso em vigor?
É mesmo assim?
Obrigado. |
Clientes Clix Fibra 3P podem rescindir até Março de 2014. |
E os ADSL não? |
Não. _________________
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Lusitano Administrador
Registo: 21 Set 2005 Mensagens: 6133 Localização: Faro
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Colocada: 16 Out 2013 20:34 Assunto: |
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kincas escreveu: | Por falar em rescisão.
E os ADSL não? |
Poder podem, se não estiverem fidelizados Mas quem é que está fidelizado em ADSL? Só pessoal que caiu naquela de aceitar os 10% de desconto. |
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masterbyte
Registo: 07 Nov 2005 Mensagens: 1314
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Colocada: 17 Out 2013 08:41 Assunto: |
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Lusitano escreveu: | kincas escreveu: | Por falar em rescisão.
E os ADSL não? |
Poder podem, se não estiverem fidelizados Mas quem é que está fidelizado em ADSL? Só pessoal que caiu naquela de aceitar os 10% de desconto. |
e chamadas ilimitadas....
agora é esperar por abril... ou que a PT volte a prejudicar a linha...
oh espera... agora é a optimus... |
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REiT
Registo: 28 Out 2010 Mensagens: 1376 Localização: Porto
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Colocada: 17 Out 2013 11:28 Assunto: |
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masterbyte escreveu: | Lusitano escreveu: | kincas escreveu: | Por falar em rescisão.
E os ADSL não? |
Poder podem, se não estiverem fidelizados Mas quem é que está fidelizado em ADSL? Só pessoal que caiu naquela de aceitar os 10% de desconto. |
e chamadas ilimitadas....
agora é esperar por abril... ou que a PT volte a prejudicar a linha...
oh espera... agora é a optimus... |
Continua a ser a PT... A Zon Optimus ganhou o concurso de telecomunicações, mas as linhas adsl continuam a ser da PT! _________________
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