Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
sogob
Registo: 19 Abr 2006 Mensagens: 77
|
Colocada: 15 Set 2009 09:50 Assunto: [VOZ] Números azuis |
|
|
Bom dia,
tenho o serviço Fibra XXL com chamadas ilimitadas nacionais + 16 paises 24h/dia e no entanto na última factura foi-me cobrado uma chamada para um número azul (808). É normal?
Não vejo em lado nenhum no site da Clix a mencionar que estes números não estejam contemplados nas chamadas ilimitadas. |
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 15 Set 2009 09:50 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
Illusion4u Moderador
Registo: 13 Abr 2006 Mensagens: 3080 Localização: @Clix 24 (normaly at 20) Mbps
|
|
Voltar acima |
|
|
Dracula
Registo: 31 Out 2005 Mensagens: 2413 Localização: Entre a cadeira e o teclado
|
Colocada: 15 Set 2009 10:10 Assunto: Re: [VOZ] Números azuis |
|
|
sogob escreveu: | Bom dia,
tenho o serviço Fibra XXL com chamadas ilimitadas nacionais + 16 paises 24h/dia e no entanto na última factura foi-me cobrado uma chamada para um número azul (808). É normal?
Não vejo em lado nenhum no site da Clix a mencionar que estes números não estejam contemplados nas chamadas ilimitadas. |
sim, é normal...assim como 707...
Esses números, pelo facto de serem "especiais" não são contemplados nos planos de chamadas ilimitadas _________________ Be sure to engage your brain before open your mouth! |
|
Voltar acima |
|
|
sogob
Registo: 19 Abr 2006 Mensagens: 77
|
Colocada: 15 Set 2009 11:18 Assunto: |
|
|
obrigado pelas respostas. Como são chamadas consideradas locais, nunca pensei que fossem cobradas à parte. Acharia normal para chamadas de valor acrescentado, nunca para números azuis mas ok, agora estou avisado. |
|
Voltar acima |
|
|
john3voltas
Registo: 01 Abr 2007 Mensagens: 444
|
Colocada: 15 Set 2009 11:30 Assunto: |
|
|
De facto, o operador tem razão e taxou correctamente a chamada pelo tarifário em vigor.
Mas os clientes não deixam de ter razão em apontar essa injustiça.
Se os consumidores não pagam chamadas SFT locais, por que razão hão-de pagar chamadas para números azuis se essas chamadas têm o custo de uma chamada local?
Não faz o menor sentido e o consumidor sente-se enganado apesar de perceber que é tudo legal.
É uma forma de estar no mercado... |
|
Voltar acima |
|
|
Dracula
|
Colocada: 15 Set 2009 12:34 Assunto: |
|
|
A questão é que embora a chamada tenha um custo de chamada local, muitas vezes não é local no verdadeiro sentido..
Daí que estes números sejam casos à parte com preços específicos _________________ Be sure to engage your brain before open your mouth! |
|
Voltar acima |
|
|
Utilizador
Registo: 08 Ago 2007 Mensagens: 224
|
|
Voltar acima |
|
|
john3voltas
Registo: 01 Abr 2007 Mensagens: 444
|
Colocada: 15 Set 2009 14:43 Assunto: |
|
|
Dracula escreveu: | A questão é que embora a chamada tenha um custo de chamada local, muitas vezes não é local no verdadeiro sentido..
Daí que estes números sejam casos à parte com preços específicos |
Continuo na minha.
Se o custo é local não há razão para se cobrar a chamada se o cliente tem um plano em que não paga chamadas locais.
A regra seria simples. Se o cliente ligasse 80802xxxx a chamada não seria taxada.
Pelo contrário, o que dizes que eles fazem para taxar a chamada não é olhar para o número marcado mas sim para a localização do número de suporte ao número verde.
Já disse e mantenho: é injusto apesar de legal. |
|
Voltar acima |
|
|
kincas
Registo: 17 Nov 2008 Mensagens: 264
|
Colocada: 15 Set 2009 16:37 Assunto: |
|
|
Dracula escreveu: | A questão é que embora a chamada tenha um custo de chamada local, muitas vezes não é local no verdadeiro sentido..
Mas para isso é cobrado ao "dono" do Nº azul a diferença entre uma chamada local e a chamada para a "sua terra". |
|
Voltar acima |
|
|
kincas
|
Colocada: 15 Set 2009 16:38 Assunto: |
|
|
john3voltas escreveu: | Dracula escreveu: | A questão é que embora a chamada tenha um custo de chamada local, muitas vezes não é local no verdadeiro sentido..
Continuo na minha.
Se o custo é local não há razão para se cobrar a chamada se o cliente tem um plano em que não paga chamadas locais.
A regra seria simples. Se o cliente ligasse 80802xxxx a chamada não seria taxada.
Pelo contrário, o que dizes que eles fazem para taxar a chamada não é olhar para o número marcado mas sim para a localização do número de suporte ao número verde.
Já disse e mantenho: é injusto apesar de legal. |
Tenho as minhas duvidas que seja legal.
É uma boa questão para colocar à ANACOM.
[EDIT] Transcrevo a questão que lhes deixei.
"Boa tarde.
Gostaria de saber da "legalidade" de facturação de chamadas para os chamados "nºs verdes" (equivalente a uma chamada local) em planos/tarifários que contemplam chamadas locais gratuitas.
É que a "diferença" (entre a chamada local e uma para o "efectivo" destino) é suportada pelo "dono" do nº verde.
Portanto não faz qualquer sentido a mesma ser facturada a quem a realiza quando já paga por um serviço que engloba esse tipo de chamadas. Está a pagar duplamente pelo mesmo serviço.
Atentamente" |
|
Voltar acima |
|
|
Illusion4u Moderador
Registo: 13 Abr 2006 Mensagens: 3080 Localização: @Clix 24 (normaly at 20) Mbps
|
Colocada: 15 Set 2009 19:29 Assunto: |
|
|
o 800 é que e verde.
o 808 azul |
|
Voltar acima |
|
|
pmlc
Registo: 14 Set 2007 Mensagens: 603
|
Colocada: 15 Set 2009 22:33 Assunto: |
|
|
Illusion4u escreveu: | Gostaria de saber da "legalidade" de facturação de chamadas para os chamados "nºs verdes" (equivalente a uma chamada local) em planos/tarifários que contemplam chamadas locais gratuitas. |
O que o Clix indica é:
"nº fixos nacionais"... ora, esse número não é considerado fixo... Mas é realmente uma boa questão a ser colocada, já que, ambas as partes tem razão: 1ª de cobrar a chamada / 2ª (cliente) de achar estranho não estar contemplada nas chamadas grátis |
|
Voltar acima |
|
|
kincas
|
Colocada: 16 Set 2009 09:17 Assunto: |
|
|
Illusion4u escreveu: | o 800 é que e verde.
o 808 azul |
Sim tens razão.
O Verdes são gratuitos
Os azuis são considerados chamadas locais. |
|
Voltar acima |
|
|
kincas
|
Colocada: 16 Set 2009 09:18 Assunto: |
|
|
pmlc escreveu: | [
O que o Clix indica é:
"nº fixos nacionais"... ora, esse número não é considerado fixo... Mas é realmente uma boa questão a ser colocada, já que, ambas as partes tem razão: 1ª de cobrar a chamada / 2ª (cliente) de achar estranho não estar contemplada nas chamadas grátis |
Não é considerado fixo?
Não me digam que é móvel!
|
|
Voltar acima |
|
|
Dracula
|
Colocada: 16 Set 2009 09:49 Assunto: |
|
|
kincas escreveu: | pmlc escreveu: | [
O que o Clix indica é:
Não é considerado fixo?
Não me digam que é móvel!
|
É considerado número geográfico...
Não percebo onde está a duvida e qual é o escândalo
Se ligares de um telemóvel para este tipo de números, pagas o que o teu tarifário de telemóvel tem ou pagas o equivalente a uma chamada local?
Aí já não vejo ninguém a queixar-se _________________ Be sure to engage your brain before open your mouth! |
|
Voltar acima |
|
|
|