Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
Kamuro
Registo: 09 Jun 2009 Mensagens: 3
|
Colocada: 09 Jun 2009 21:40 Assunto: Reorganização de empresa |
|
|
Irei ser chamado a dar ideias para reorganizar a empresa aonde trabalho, uma empresa que presta serviços na área da consultoria economico-financeira e contabilidade é uma empresa com 23 pessoas aonde não há nenhuma norma de funcionamento, cada um faz o que lhe apetece, e com a dimensão que ela está a ganhar ela está cada vez mais desagradável.
Já tive a ideia de fazer um caderno de competências aonde está descrito quem faz o quê e um manual aonde está descrito os procedimentos, mas também me lembrei do messenger de o por como ferramenta de trabalho para que não haja uma grande algazarra nos openspaces todos terão o contacto de todos por obrigação (nem que criem um novo só para o trabalho).
Agora preciso de ideias acho que isto é pouco e desta reunião vou poder melhorar as condições de trabalho ou piorar e eu quero melhorar o mais possível para mim e para os meus colegas.
E é para isso que preciso e agradeço desde já da vossa preciosa ajuda com ideias vossas ou com procedimentos que conheçam. |
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 09 Jun 2009 21:40 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
Lusitano Administrador
Registo: 21 Set 2005 Mensagens: 6133 Localização: Faro
|
Colocada: 09 Jun 2009 21:43 Assunto: |
|
|
Ora isso é uma boa coisa. Nem sei como é que há tanta empresa em Portugal onde as pessoas estão lá para fazer tudo menos trabalhar. Quem trabalha bem e é competente não recebe nada, quem vai para os copos ou ver o futebol com o chefe é promovido, mesmo que não faça nada o dia todo. Já trabalhei em algumas empresas e ainda não tive o prazer de trabalhar numa em que os malandros são "castigados", e os trabalhadores empenhados são promovidos.
A meu ver acho que se deve começar pelas chefias. Se o chefe é malandro, e anda sempre a arranjar forma de não trabalhar, depois acaba por aceitar que outros façam o mesmo. |
|
Voltar acima |
|
|
lemene
Registo: 29 Ago 2008 Mensagens: 2824 Localização: Do outro lado da linha
|
Colocada: 10 Jun 2009 00:29 Assunto: |
|
|
Uma receita para recuperação de pessoas (afinal é isso), e deves procurar envolver as 23 pessoas de forma voluntária.
Basta começar com alguns e com conhecimento de todos para todos estarem envolvidos.
Servir fresco e moderadamente à experiência
1º Esqueçam tudo que possa limitar as pessoas - cadernos de competências e normas, chefias.
2º Se todos querem fazer o que querem então há que incentivá-los a fazer com gosto.
3º Todos deverão aprender ouvir e ver a reacção dos colegas para melhorar aquilo que gostam fazer.
- se o ambiente já é pesado, sugiro que iniciam com coisas simples.
4º Instituir o dia de fazer coisas que realmente gostam (proibido stressar).
5º Entregar responsabilidade voluntária para recolher os melhores resultados.
- será um passo na colaboração de "normas" e "ordem" flexíveis.
6º Todos devem aprender quem faz o quê e como gostam que seja feito.
- progredir assim para objectivos
7º O Chefe neste dia não manda, recolhe e aprende a conhecer as pessoas. Aplica os resultados nos outros dias como líder e não chefe.
8º O lambe-botas se existir deixará de o poder ser e aos poucos.
Boa sorte. _________________ ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh |
|
Voltar acima |
|
|
Kamuro
Registo: 09 Jun 2009 Mensagens: 3
|
Colocada: 10 Jun 2009 12:12 Assunto: |
|
|
mas lemene o problema é esse mesmo cada um faz o que quer e eu faço o que tenho a fazer mais o que os outros não querem fazer.
Estou farto de andar a dizer ás pessoas é preciso fazer isto, dia tal vou precisar daquilo e no final acabo por fazer horas extra para fazer aquilo que não lhes apeteceu fazer porque preciso daquilo imediatamente enquanto os meus colegas passam horas no café e a gastar internet ao patrão (não é uma suposição é a realidade eu vejo os log´s da net!).
Tive uns meses de baixa por causa de uma mão partida com complicações e quando regressei vi inúmeros trabalhos atrasados alguns a gravidade da situação era tanta que a situação obrigava a ir falar com Deus devido às implicações, e depois de entregar a situação ao suposto responsável aquilo continuava por resolver, eu precisava daquilo feito para fazer o meu trabalho nada, tive que ir eu mesmo falar com Deus, pús-lhe aquilo de maneira muito suave e depois havia colegas a limparem-se não eram eles que faziam aquilo, não tiveram tempo, ninguém lhes disse para fazer, não sabiam fazer, não sei quem disse-lhe não sei o quê. |
|
Voltar acima |
|
|
lemene
Registo: 29 Ago 2008 Mensagens: 2824 Localização: Do outro lado da linha
|
Colocada: 10 Jun 2009 12:23 Assunto: |
|
|
Kamuro escreveu: | mas lemene o problema é esse mesmo cada um faz o que quer e eu faço o que tenho a fazer mais o que os outros não querem fazer.
Estou farto de andar a dizer ás pessoas é preciso fazer isto, dia tal vou precisar daquilo e no final acabo por fazer horas extra para fazer aquilo que não lhes apeteceu fazer porque preciso daquilo imediatamente enquanto os meus colegas passam horas no café e a gastar internet ao patrão (não é uma suposição é a realidade eu vejo os log´s da net!).
Tive uns meses de baixa por causa de uma mão partida com complicações e quando regressei vi inúmeros trabalhos atrasados alguns a gravidade da situação era tanta que a situação obrigava a ir falar com Deus devido às implicações, e depois de entregar a situação ao suposto responsável aquilo continuava por resolver, eu precisava daquilo feito para fazer o meu trabalho nada, tive que ir eu mesmo falar com Deus, pús-lhe aquilo de maneira muito suave e depois havia colegas a limparem-se não eram eles que faziam aquilo, não tiveram tempo, ninguém lhes disse para fazer, não sabiam fazer, não sei quem disse-lhe não sei o quê. |
Só se resolve com o patrocinio do tal Deus e depois com vontade dos colegas, senão mais vale fechar a loja ou procurar outro emprego.
Não há milagres. A receita está dada. Não necessito explicar mais, mas todos, o tal Deus, tu e os colegas são o problema e a solução. _________________ ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh |
|
Voltar acima |
|
|
Lusitano Administrador
Registo: 21 Set 2005 Mensagens: 6133 Localização: Faro
|
Colocada: 10 Jun 2009 20:42 Assunto: |
|
|
Os colegas que passam horas no café e na Net a brincar só o fazem porque alguém os deixa fazer. É preciso haver alguém com mão firme na empresa. Existem processos disciplinares contemplados na legislação laboral, se não querem trabalhar há muita gente desempregada que quer. |
|
Voltar acima |
|
|
|