Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
MiguelPereira
Registo: 14 Ago 2008 Mensagens: 20
|
Colocada: 20 Ago 2008 12:04 Assunto: Apresentação e pedido de opinião. |
|
|
Olá boa tarde!
Já frequento este fórum há já algum tempo em virtude de processo de adesão à Clix.
Moro actualmente no Campo Alegre, no Porto.
Após muita leitura deste fórum vou resumir aqui o que já foi feito e pedir a vossa opinião no que se poderá ainda fazer...
1- Aderi ao Clix 24mb com SmartTv BestOf.
2- Após a activação em que fiquei com o telefone e internet, num modem router Huawei HG520s, reparei que fiquei com uma largura de banda no modem de 16mb (download) e de 1 mb (upload).
3- Aquando da instalação do serviço de TV, ligado à box por cabo rj45, o técnico trocou o modem por um Thomson ST585v6.
4- Sendo uma casa já com alguns anos, em que a única tomada de telefone era propriedade e alugada pela PT, comprei uma nova que o técnico simpáticamente aceitou trocar.
5- Após constatação de algumas paragens na imagem assim como uns estalidos do som, fizeram uns ajustes na linha.
6- Aparentemente resultou, pelo que se deu concluido o serviço.
7- Após consulta ao Thomson reparei que fizeram o downgrade para uma largura de banda de 12mb.
8- Após muita leitura e speed tests em que o melhor que conseguia no programa "medvel" aqui sacado era algo na ordem dos 7,45 mbs e no speedtest.net na ordem dos 6608Kbps
9- Passei a instalar e usar o CfosSpeed pelo que as ligações melhoram um pouco após a afinação dos downloads e uploads.
10- Ontem acordei bem disposto e toca a pegar na chave de fendas... toca a desmontar a tomada nova instalada. Removi um série de 4 fios que andavam lá a fazer nenhum apena deixei ligado os que respondiam directamente aos dois que vêm do fia que entra em casa...
11- Resultado: A linha telefónica ficou com um som melhor e mais nítido. A SmarTv ficou com uma imagem muito mais nítida, e sem saltos, apenas por vezes quando se muda de canal, creio eu em virtude de sintonização do canal em causa e apenas por fracções de segundo. A velocidade da net aumentou mais um pouco.
12- Fiquei super satisfeito!
13- Resolvi ligar ao fim da tarde para o apoio técnico da Clix.
14- Expliquei todo este processo o que deve ter animado o sr que me atendeu, pois poupei-lhe algum trabalho de pré diagnóstico, etc.
AGORA VEM A MELHOR PARTE:
15- Concordámos que seria interessante voltar a subir a largura de banda e ver como isto se portaria...
16- Ele altera para 14mb e ligado à net que estava, constato no modem/router a alteração, salto para o medidor de velocidade disponibilizado aqui no fórum e simplesmente a velcidade dobrou para os cima dos 12mbs...
17- Entretanto são estes os valores retirados do modem:
THOMSON ST585v6
Informações sobre a ligação
Tempo de funcionamento: 0 dias, 12:16:04
DSL Type: G.992.5 annex A
Largura de banda (cima/Baixo) [kbps/kbps]: 814 / 14.271
Dados transferidos (enviados/recebidos) [MB/GB]: 3,77 / 8,85
Alimentação de saída (cima/baixo) [dBm]: 12,5 / 0,0
Atenuação de linha (cima/baixo) [dB]: 13,5 / 29,0
Margem SN (cima/baixo) [dB]: 11,5 / 10,0
ID do fornecedor (local/remoto): TMMB / GSPN
Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0
Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0
Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0
Perda de ligação (remota): 0
Erros em segundos (local/remoto): 3 / 0
Erros de FEC (cima/baixo): 1 / 126.531
Erros de CRC (activo/inactivo): 1 / 1.270
Erros de HEC (cima/baixo): 0 / 1.169
18- Resultado: A box voltou aos soluços de imagem com pixelização e som com frequência.
19- Após reiniciação da box o máximo que consegui com o Medidor de Velocidade foi os 10Mbps... No speedtest.net ronda no máximo os 9000/700 kbps
Agora as questões e pedido de opiniões:
A- Que mais poderei fazer aqui em casa, para melhorar isto?
B- Haverá hipótese de manter esta velocidade e parar a Pixelização e Som quebrado ocasional?
C- Atenuação de ruido - qual a vossa opinião?
D- Será que se mandar trocar o fio que entra cá em casa vindo da caixa do prédio por um de melhor qualidade elimino o problema da TV?
E- Trocar ou adicionar algum hardware como filtros de linha - só tenho um, o fornecido com modem Huawei.
Desde já o meu sincero obrigado pela paciência a ler isto. Se conseguir a vossa ajuda tanto melhor! A vossa experiência já me eliminou muito telefonemas para a Clix, apesar de ter sorte com quemapnho na linha, pois têm sido todos muito cordiais e profissionais.... |
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 20 Ago 2008 12:04 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
xexebanana
Registo: 10 Mar 2008 Mensagens: 570
|
Colocada: 20 Ago 2008 13:14 Assunto: |
|
|
Bem-Vindo.
Com esses valores apresentados posso dizer que essa linha esta a trabalhar nos limites dos limites.Basta uma pequena flutuação na Margem S/N,que ja esta no minimo aceitacel, para perder a ligação.
A atenuação naõ sendo muito boa, tambem não é má, ja vi pior.
Em casa não há muito mais a fazer.
por isso penso que a melhor solução será passar para o pacote de Net de 12mbit, e ficar com o perfil de Smartv de 12mbit.
E assim o sinal vai aumentar e ter mais estabilidade na linha |
|
Voltar acima |
|
|
MiguelPereira
|
Colocada: 20 Ago 2008 13:39 Assunto: |
|
|
xexebanana escreveu: | Bem-Vindo.
Com esses valores apresentados posso dizer que essa linha esta a trabalhar nos limites dos limites.Basta uma pequena flutuação na Margem S/N,que ja esta no minimo aceitacel, para perder a ligação.
A atenuação naõ sendo muito boa, tambem não é má, ja vi pior.
Em casa não há muito mais a fazer.
por isso penso que a melhor solução será passar para o pacote de Net de 12mbit, e ficar com o perfil de Smartv de 12mbit.
E assim o sinal vai aumentar e ter mais estabilidade na linha |
Por outras palavras, ligar para o Apoio a Cliente, e pedir para baixar novamente para os 12mbit, certo?
E quanto à atenuação? Menciono a eles os valores a ver o que eles podem, ou não, fazer?
Quais os valores bons para atenuação?
Obrigado pela ajuda! |
|
Voltar acima |
|
|
Tuga
Registo: 05 Out 2007 Mensagens: 1010 Localização: Vila Franca de Xira
|
Colocada: 20 Ago 2008 16:50 Assunto: |
|
|
Caro MiguelPereira,
Benvindo ao Fórum.
Os dados apresentados mostram que, com essa Atenuação (29 dB), o máximo teórico que essa linha permite são cerca de 16 Mb com a linha em boas condições.
Essa deve ser a razão porque o Modem inicialmente sincronizou a essa velocidade mas como a Margem de Ruído está no limite (10 dB) qualquer oscilação pode provocar problemas (como referiu o xexebanana).
Entretanto fiquei com uma dúvida: A medição de velocidade foi efectuada com a Televisão ligada? Se foi esse o caso, é necessário ter em conta a largura de banda ocupada por esta (3/4 Mb) e também o facto de a velocidade útil de download ser de apenas cerca de 85% da velocidade de sincronização.
Relativamente a possíveis melhorias só existem duas hipóteses:
1ª - Baixar a velocidade de sincronização (como também referiu o xexebanana) para aumentar a estabilidade e evitar os erros.
2ª - Aumentar a qualidade da linha para tentar aumentar a Margem de Ruído. Esta última só é possível de uma forma prática e rápida naquilo que está dependente apenas do cliente ou seja na instalação do prédio ou da casa. Como a instalação parece ser antiga e com a mudança apenas da tomada já houve melhorias, provavelmente se o cabo que vem da caixa também for antigo a sua substituição só pode melhorar a ligação. |
|
Voltar acima |
|
|
xexebanana
Registo: 10 Mar 2008 Mensagens: 570
|
Colocada: 20 Ago 2008 17:44 Assunto: |
|
|
Eles no SAC quando se liga para la acerca de problemas com a linha, eles tem acesso aos mesmos valores da linha que tu ves.
Não é preciso relatar os valores porque eles tem acesso a eles, seja acedendo directamente ao modem, no meu caso o speedtouch 546v6, ou atraves de qualquer outro utilitario |
|
Voltar acima |
|
|
mauro1855
Registo: 28 Dez 2007 Mensagens: 285
|
Colocada: 20 Ago 2008 19:16 Assunto: |
|
|
Talvez se trocares os cabos por uns de boa qualidade consigas algumas melhorias, mas não esperes milagres. Tens uma boa atenuação, mas a alteração que o SAC t fez para os 14 Mbps não foi muito boa ideia, pois como podes ver o SNR diminui para valores poucos estáveis. A pixelização e os estalinhos são normais e constantes com um SNR tão baixo. Aconselho a telefonares outra vez para o SAC e então pedires a baixa da velocidade para os 12 Mbps, assim fica um melhor SNR e os estalinhos vão desaparecer
Cumps |
|
Voltar acima |
|
|
MiguelPereira
|
Colocada: 20 Ago 2008 22:17 Assunto: Obrigado! |
|
|
De facto nada como falar com quem sabe! De facto assim podemos entrar na Clix como muito mais confiança!
Posto isto vou tentar trocar o fio que vem da caixa cá para o apartamento. Depois vou religar a tomada de parede, e voltar a fazer testes, reboot da box, etc... depois logo decido se ligo para o SAC e baixa-se para 12 mb.
Mais uma vez muito obrigado!
Qualquer coisa disponham! |
|
Voltar acima |
|
|
MiguelPereira
|
Colocada: 20 Ago 2008 22:18 Assunto: E quanto ao fio... |
|
|
Recomendam algum cabo especial ou apenas aquele que se compra em casa tipo Maxmat ou Leroy? Ou antes casa de material electrico mais especializado? |
|
Voltar acima |
|
|
Dracula
Registo: 31 Out 2005 Mensagens: 2413 Localização: Entre a cadeira e o teclado
|
Colocada: 21 Ago 2008 08:42 Assunto: |
|
|
Cabo de rede CAT5E _________________ Be sure to engage your brain before open your mouth! |
|
Voltar acima |
|
|
MiguelPereira
|
Colocada: 21 Ago 2008 09:13 Assunto: Mas só se liga dois fios... |
|
|
Dracula escreveu: | Cabo de rede CAT5E |
Usando esse cabo, só ligamos os fios azul e azul e branco certo?
Abraço[/img] |
|
Voltar acima |
|
|
Dracula
Registo: 31 Out 2005 Mensagens: 2413 Localização: Entre a cadeira e o teclado
|
Colocada: 21 Ago 2008 09:45 Assunto: |
|
|
Podes usar o par que te apetecer
azul e azul branco
ou
laranja e laranja branco
ou .... _________________ Be sure to engage your brain before open your mouth! |
|
Voltar acima |
|
|
MiguelPereira
|
Colocada: 21 Ago 2008 10:04 Assunto: |
|
|
Dracula escreveu: | Podes usar o par que te apetecer
azul e azul branco
ou
laranja e laranja branco
ou .... |
Meus caros....
Resolvi abrir a caixa junto à tomada que foi trocada.... Terror!
Vejam o que encontrei!
Que tal?
Até já. |
|
Voltar acima |
|
|
Illusion4u Moderador
Registo: 13 Abr 2006 Mensagens: 3080 Localização: @Clix 24 (normaly at 20) Mbps
|
Colocada: 21 Ago 2008 10:08 Assunto: |
|
|
MiguelPereira escreveu: | Dracula escreveu: | Podes usar o par que te apetecer
azul e azul branco
ou
laranja e laranja branco
ou .... |
Meus caros....
Resolvi abrir a caixa junto à tomada que foi trocada.... Terror!
Vejam o que encontrei!
Que tal?
Até já. |
é para ser sincero?
já vi pior
agora das duas uma, ou ligas os cabos com um ligador, ou passas novo cabo ate a caixa do predio. |
|
Voltar acima |
|
|
MiguelPereira
|
Colocada: 21 Ago 2008 10:17 Assunto: |
|
|
A sério? Pior?
Bem agora fica assim. Vou até à terra (Lisboa) uns dias a partir de amanhã... Isso implica uma logística horrível. A minha namorada, o filho dela e a minha filha de Alfa na boa... eu vou na boa também (quem gosta de Citroën, "ama" o seu Xantia) mas vou sozinho, com as minhas cadelas e bagagem atrás de carro e a pagar bem as nossas auto-estradas...
Para a semana quando vier vou comprar cabo de rede e trocar isto tudo.
Fico curioso como ficará o sinal depois desta alteração!
Até logo. |
|
Voltar acima |
|
|
MiguelPereira
|
Colocada: 21 Ago 2008 10:20 Assunto: |
|
|
Mais uma coisa.. vou retirar também o cabo da Tvcabo que já está morto e está.. assim liberto espaço na parede para o cabo de rede passar sem encravar a meio.... |
|
Voltar acima |
|
|
|