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boxopen
Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 280
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Colocada: 11 Nov 2005 01:22 Assunto: |
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sLiNk escreveu: | Acho que devias ler o teu contrato... especialmente esta alínea: Citação: | 3.2 A NOVIS reserva-se o direito de cessar a disponibilização de algumas funcionalidades que possam ser acedidas através do Serviço, mediante comunicação escrita enviada ao Cliente por telefax ou por via postal, com a antecedência mínima de 30 dias em relação à data em que se verifique aquela cessação. |
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Oh sLiNK, lendo e interpretando o que aí está escrito não me parece que por aí se consiga alguma coisa.
Pegando no que lá está escrito, nomeadamente em "disponibilização de algumas funcionalidades que possam ser acedidas através do Serviço" há três palavras aí importantes:
- "disponibilização" - é fácil e consensual de interpretar como "fornece";
- "funcionalidades" - pela definição do dicionário: "relativo a função" é capaz de se aplicar mais ao TS e ao VoIP que às HH's;
(o VoIP é uma "função" do serviço; as HH's são um "custo" do serviço - ou a falta dele!)
- "acedidas" - esta serve para complicar ainda mais a análise... é que "aceder" às HH's é, no mínimo, um bocado forçado.
Ou seja... por aí por essa claúsula, em termos legais, não me parece que se consiga grande coisa.
Pessoalmente não escolheria essa claúsula para arguir, por três motivos:
Primeiro pelo que disse em cima, segundo porque escolheria outra, e por fim, porque podia acabar por ter de ir para outro ISP. _________________ "In a world without walls and fences, who needs windows or gates?" [Linux+Apache+MySQL+PHP]*[OpenOffice+Opera+Gmail]*Clix
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AdSense
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Colocada: 11 Nov 2005 01:22 Assunto: Anúncios Google AdSense |
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sLiNk
Registo: 27 Out 2005 Mensagens: 516
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Colocada: 11 Nov 2005 02:41 Assunto: |
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O que tu disseste, não tem nada a haver com o que eu me estava a referir. Lê o que o karlitos disse:
karlitos escreveu: | O Clix vai efectuar esta alteração do plano tarifário até ao próximo mês de Dezembro 2005. Caso não aceite as novas condições, poderá rescindir o contrato, devendo notificar o Clix de tal facto até à data de entrada em vigor das alterações.
está na newsletter.... ja nao se podem queixar que nao foram avisados das alteraçoes... |
Pelo que o user disse, até parece que isto funciona assim. Quem viu, viu. Quem não viu, azar!
Por isso é que referi aquela alinea para dizer que eles têm que informar os clientes por carta, das alterações do contrato!
E só estou a considerar alterações do contrato a redução do tráfego (estou a excluir as outras todas que dão pano para mangas...)
Imagina que eles em vez de reduzirem o tráfego, aumentavam a mensalidade para 100€. Chegava-te a factura, e tu? Pagavas?
Achas que informar por mail, ou colocar no site chega? Ninguém é obrigado a ir lá ao site ver se mudaram alguma coisa...
Acho que isto vai dar problemas...
Segundo a newsletter, a redução da mensalidade vai já ocorrer na factura de Novembro, mas a redução do tráfego só vai ocorrer a partir de Dezembro. Portanto a partir do dia 10 de Dezembro, que é quando começa o periodo de facturação. Faltam menos de 30 dias...
Mas parece que a Clix brinca com o contrato, e dá até á data de entrada das alterações, a possibilidade de uma pessoa rescindir.
Mas e quem não vir essa newsletter? Nem sabe que o seu contrato vai ser alterado. Quando é que vai rescindir se assim o desejar? Depois de lhe aparecer a factura de Dezembro para pagar tráfego extra por ter passado o limite?
Penso que a Clix vai informar os clientes quando enviar a factura do mês de Novembro, não sei quando chega a factura, mas acho que é muito em cima informar nessa altura... |
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SkRyPTuS
Registo: 03 Nov 2005 Mensagens: 44
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Colocada: 11 Nov 2005 11:48 Assunto: |
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A questão relevante é que a única forma legalmente oficial de avisar sobre alterações no tarifário, sejam para melhor ou pior, é por carta ou fax. Eles não podem considerar que é obrigatório que as pessoas vão ver o email da Clix (quando eu tava na Netcabo, quase nunca punha os pés na conta deles.. com o Clix devo fazer o mesmo).
Sobre o resto, temos este ponto:
Clix escreveu: | 5.2. A NOVIS garante o uso do Serviço de forma regular e continuada, dentro das respectivas zonas de cobertura, o acesso ao mesmo de acordo com o princípio da igualdade, bem como a adopção das providências que, estando ao seu alcance, sejam necessárias para assegurar e fazer respeitar a legislação respeitante ao sigilo das comunicações e à protecção de dados pessoais e da vida privada. A qualidade do acesso ao Serviço é garantida quando o mesmo seja efectuado através de equipamentos e sistemas operativos devidamente licenciados. A NOVIS não assume quaisquer responsabilidades relativas a dificuldades ocorridas com outras configurações que não aquelas recomendadas pela NOVIS ou com a utilização de equipamentos e sistemas operativos não licenciados.
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Se repararem bem naquela parte que eu meti a bold, aquilo quer dizer que todos os clientes que paguem o mesmo têm direito ao mesmo serviço. Logo, duvido muito que possam meter alguns a pagar 5€ de consumo mínimo + 2€ de HHs e aos de antes de 5 de Agosto não cobrar nada. |
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boxopen
Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 280
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Colocada: 11 Nov 2005 12:06 Assunto: |
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SkRyPTuS escreveu: | 5.2. A NOVIS garante o uso do Serviço de forma regular e continuada, dentro das respectivas zonas de cobertura, o acesso ao mesmo de acordo com o princípio da igualdade, bem como a adopção das providências que, estando ao seu alcance, sejam necessárias para assegurar e fazer respeitar a legislação respeitante ao sigilo das comunicações e à protecção de dados pessoais e da vida privada. | SkRyPTuS,
No!... não me parece que isso a bold se refira a igualdade de preços.
Diria que o assinalado a bold se refere ao que está em sublinhado imediatamente antes!
O que essa parte da claúsula salvaguarda é que não pode haver descriminação de serviço no sentido de, a determinado cliente específico dentro de determinado escalão tarifário, ser selectivamente limitado o acesso a determinados conteúdos ou determinados protocolos da net.
Aliás... dou-te um exemplo flagrante e até bem elucidativo de princípios de des/iguladade... as duas situações do batráquio:
- Se, por um lado, é ILEGAL praticar um tarifário diferente do anunciado e apenas acessível aos clientes que lhes "refilam";
- Por outro lado, é completamente LEGAL, manter condições contratuais anteriores só acessíveis a clientes antigos.
(um exemplo disso é a situação transitória em que o SapoPRO+ APENAS existe para clientes antigos!)
Agora, se me perguntares se o Clix mantém ad eternum essa benesse para os antigos clientes... Não, penso que não!
Penso que a situação é transitória, para dar tempo antes do "erro das HH definitivas" ser contratual e "suavemente" corrigido.
(ou - e aqui aposto nesta - até o próprio mercado ADSL se dirigir para uma situação em que as HH's deixem de fazer qualquer sentido) _________________ "In a world without walls and fences, who needs windows or gates?" [Linux+Apache+MySQL+PHP]*[OpenOffice+Opera+Gmail]*Clix
Editado pela última vez por boxopen em 11 Nov 2005 12:54, num total de 1 vez |
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Patagoncio Administrador
Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 1421 Localização: Normalmente em casa
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Colocada: 11 Nov 2005 12:54 Assunto: |
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Viva
Vamos lá colocar um ponto final nesta história do que é que deve acontecer, para se fazer alterações.
No site do clix têm acesso às condições de serviço (para os mais preguiçosos o link é http://images.clix.pt/canais/acesso05/cs/cs_adslull.pdf ) e encontra-se lá claramente:
Citação: | 1.4. No caso de alteração unilateral das presentes Condições Gerais pela NOVIS, o Cliente será informado dessa
alteração, nos termos legais, com uma antecedência mínima de quinze (15) dias em relação à data da respectiva entrada
em vigor, sem prejuízo do direito de resolução do Cliente, antes da entrada em vigor das novas Condições, mediante o
envio de carta registada com aviso de recepção para a NOVIS. |
Que tal deixarmo-nos de choradeiras e esperar?
Cumps _________________ Sintoma: A discoteca mexe-se muito, toda a gente está vestida de branco e a música já começa a ser repetitiva.
Causa: Estás numa ambulância.
Solução: Não te mexas; possível coma alcoólico. |
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boxopen
Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 280
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Colocada: 11 Nov 2005 12:57 Assunto: |
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LOL... oh Patagoncio... és mesmo um "desmancha-prazeres" mauzinho!!!
Então andava eu entretidinho a dar-lhes as "dicas" mas, ao mesmo tempo, a
vê-los a "agarrarem-se" a todas as claúsulas, EXCEPTO áquela que podiam...
E vens tu estragar a "festa" que durava quase à uma semana!!!... Grrrrrrrrrr _________________ "In a world without walls and fences, who needs windows or gates?" [Linux+Apache+MySQL+PHP]*[OpenOffice+Opera+Gmail]*Clix
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Bulldozer
Registo: 04 Nov 2005 Mensagens: 115
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Colocada: 11 Nov 2005 14:41 Assunto: |
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ou mto me engano ou no contrato k assinei refere 30 dias de antecedência |
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boxopen
Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 280
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Colocada: 11 Nov 2005 14:55 Assunto: |
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Bulldozer escreveu: | ou mto me engano ou no contrato k assinei refere 30 dias de antecedência |
Bom dia Bull, refere no teu, no meu e no de todos...
Só que há uma pequena distinção: (porra, isto começa a parecer-se com um escritório de advogados!)
- na claúsula 3.1 refere-se 30 dias nas "renovações"; mas,
- na claúsula 1.4 refere-se 15 dias especificamente nas "alterações".
Como ninguém sabe se a comunicação que eles vão fazer é uma alteração ou não, então não posso concluir nada...
Mas uma coisa me parece certa, provavelmente não irá ter nada ver com a duração/renovação específica do contrato, né? _________________ "In a world without walls and fences, who needs windows or gates?" [Linux+Apache+MySQL+PHP]*[OpenOffice+Opera+Gmail]*Clix
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Grippen
Registo: 01 Nov 2005 Mensagens: 207
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Colocada: 11 Nov 2005 15:03 Assunto: |
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Estes ISP's em portugal sao mesmo uma anedota mas n é pra nós é pro pessoal lá de fora rir da gente.
A PT q tinha a obrigação de ter o melhor serviço devido aos anos a q esta no mercado com a situação de dominadora, mete serviços so pra chular o Zé Povinho.
A ONI n anda nem dessanda com a Power Line e põe TS até dizer chega em P2P navegamos em linha anlógica (a linha analógica as vezes é mais rápida)
A cabovisão com o seu limite de upload é uma maravilha. Tens de egoista n podes dar nada a ninguem senão levas nas orelhas.
A clix é a dizer uma coisa diferente cada dia q acorda e refaz completamente os tarifários n pensando em alguns clientes q sairam prejudicados com estas alterações.
Os outros é melhor nem falar q é uma mistura dos outros e é igual ou pior.
O unico q se safa é mesmo a clix mas com este passo ( e para alguns clientes) ficou mais perto dos outros qdo de inicio se distanciou e muito. |
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Bulldozer
Registo: 04 Nov 2005 Mensagens: 115
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Colocada: 11 Nov 2005 15:05 Assunto: |
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Ah ok Retiro o que disse então! Eu não tenho aqui o contrato e o "30" foi um prazo que me lembro de ler algures nas condições gerais, das poucas vezes k passei os olhos no mesmo.
Mas a ser assim, devem ser 15 dias
Por outro lado, havia aí um user (o qual n me lembro o nick) que chegou a citar uma cláusula qualquer onde mencionava 30 dias...será que era isso que referiste aí como "renovação"?
Bahh...who cares!! Cada um k leia o seu
EDIT: era a responder ao boxopen |
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Bulldozer
Registo: 04 Nov 2005 Mensagens: 115
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Colocada: 11 Nov 2005 15:10 Assunto: |
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Grippen: realmente numa análise fria aos ISPs nacionais, é a triste realidade em que estamos...mas enfim...já tivemos pior. |
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coller
Registo: 04 Nov 2005 Mensagens: 12
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Colocada: 11 Nov 2005 15:13 Assunto: |
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Então só quem tem 4,8 e 16megas é que recebeu esta newsletter?
Os de 2 megas também deverão receber alguma? |
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Curioso
Registo: 10 Nov 2005 Mensagens: 46 Localização: Lisboa
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Colocada: 11 Nov 2005 17:17 Assunto: |
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coller escreveu: | Então só quem tem 4,8 e 16megas é que recebeu esta newsletter?
Os de 2 megas também deverão receber alguma? |
Não me parece. Tb não nos têm nada para informar, excepto que tz se possa comprar as HH e que há um novo tarifário... |
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